Estudantes de escolas públicas de Arapiraca mostraram, na prática, que a matemática contribui para o desenvolvimento pessoal e educacional deles, em evento científico no centro da cidade.
A II Exposição de Matemática Ciência e Tecnologia (Expomatec) foi coordenada pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), da Secretaria Municipal de Educação.
“A gente acredita que com a Educação e a Divulgação Científica conseguiremos transformar as vidas dessas crianças”, diz Janice Gomes, gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico.
Projeto Ciência na Praça
Ela explicou ainda que o Projeto Ciência na Praça é uma iniciativa inovadora e colabora para a transformação e formação dos alunos e alunas de toda a Rede Municipal de Ensino.
O objetivo foi o desenvolvimento do letramento matemático e da Educação Científica junto aos estudantes do Ensino Fundamental, segundo divulgou a Prefeitura municipal.
Nove instituições de ensino participaram da II Expomatec. Foram mais de 300 alunos e alunas no evento no centro da cidade, na culminância de trabalho que é realizado durante todo o ano.
Eles mostraram projetos de “gameficação”, artes, atividades corporais, robótica, ilusionismo e, é claro, iniciativas baseadas na aplicação da matemática no cotidiano.