Logo que finda o Dia das Crianças, a professora Gilda Ferreira de Queiroz, 59 anos, inicia os trabalhos. Sai pelas comunidades de Viçosa, a 86 km de Maceió, recolhendo os pedidos das crianças que anseiam por um presente de Natal. Depois de amealhar cerca de 200 cartas, é hora de buscar os padrinhos com um apelo: “Você não pode deixar uma criança sem um presente de Natal”.
Tem sido assim há 8 anos. Apenas em 2020, quando ficou hospitalizada por ter quebrado uma perna, que Gilda não teve como realizar a campanha. A iniciativa conecta crianças a padrinhos e madrinhas cheios de amor para dar.
“Vou atrás, meto a cara e peço: ‘ajude uma criança’. Por isso me chamam de Mamãe Noel”, conta, sorridente.
Nesses 8 anos de campanha, Gilda calcula que já tenha realizado o sonho de mais de duas mil crianças viçosenses. Nesta edição, escolheu seis comunidades: Fazenda Minador, Estrada Nova, Santo Antônio, Conjunto Santa Ana, Frei Damião e Travessa Pedro Barreto (Vila do Lia).
A servidora pública Ana Paula Rocha da Silva participa pela primeira vez da campanha como madrinha.
“Eu acho uma iniciativa linda, porque tem criança que possui o sonho de ganhar um presente no Natal, mas os pais – apesar daquela boa vontade de presentear o filho – não têm condições financeiras. Por isso acho o trabalho dela maravilhoso”, elogia Ana Paula, que já pegou sua cartinha com um pedido e agora providencia o presente.
Dentre os mais pedidos pela criançada estão o kit escolar, preferido das meninas; e as chuteiras para a prática futebolística, que dominam a preferência entre os garotos, revela Gilda.
“A história que mais me comoveu foi de uma criança que colocou na cartinha dela que o pai estava preso e a mãe não tinha condições de comprar o presente. O sonho dela foi realizado com um presente maravilhoso, que foi um kit escolar”, recorda a Mamãe Noel, que não usa os trajes característicos do personagem nórdico, mas que se veste de empatia e, sob o sol nordestino, distribui amor.
“Meu sentimento é de satisfação em ver aquelas crianças, que nunca tiveram um presente porque os pais não têm condições, realizando seus sonhos”.
Padrinhos e madrinhas que desejarem participar da campanha podem falar com Gilda pelo telefone (82) 99951-5843 (WhatsApp).