A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, fez, nesta quarta-feira (31), a entrega dos cartões do Auxílio Viçosa a mais de 200 famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas por causa das fortes chuvas caídas no município em julho deste ano. Cada uma delas receberá R$ 1.500, divididos em três parcelas, para a compra de móveis, eletrodomésticos e material de construção, exclusivamente em estabelecimentos comerciais credenciados e situados na cidade.
“Além de pensar nas famílias que foram atingidas, pensamos também no comércio local. Vão ser mais de R$ 300 mil injetados diretamente em nossa economia, recursos próprios da Prefeitura, que ficam em Viçosa e geram mais emprego e mais renda para a nossa gente”, destacou o prefeito do município, João Victor, lembrando que a primeira parcela já está disponível para utilização pelos beneficiários.
O Projeto de Lei que criou o Auxílio Viçosa foi enviado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores, que o aprovou em sessão extraordinária no dia 22 de julho e, em seguida, foi sancionado pelo prefeito.
Os vereadores Elias Brandão e Davyd Silveira Santos, o “Davyd do Têda”, participaram da solenidade de entrega dos cartões. Citando-os durante a cerimônia, João Victor agradeceu ao parlamento pela aprovação da lei que instituiu o auxílio emergencial.
Critérios
A entrega aconteceu durante a manhã no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel e contou, ainda, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Kiatiane Calheiros; de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa; e de Administração, Finanças, Planejamento e Orçamento, Clóvis Júnior.
A secretária de Assistência Social destacou que a Pasta realizou um levantamento minucioso das famílias desabrigadas e desalojadas, seguindo à risca os critérios estabelecidos em lei para a concessão do auxílio emergencial.
“Foi um levantamento feito com todo o cuidado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Um dia após as enchentes, essas equipes já estavam nas ruas para coletar as informações, fazer o levantamento e, hoje, estamos aqui para fazer as entregas dos cartões a essas pessoas que tanto sofreram com as fortes chuvas”, recordou “Kil”, como é mais conhecida a secretária.
Com o cartão em mãos, Edite Silva Cerqueira, moradora da Rua Tibúrcio Nemésio / Gurganema – uma das localidades mais atingidas – disse que vai utilizar os recursos para recuperar a estrutura física da casa, afetada pela enchente do Rio Paraíba do Meio.
“Vou usar na recuperação da minha casa, que ficou bastante destruída, principalmente na pintura, porque está toda mofada”, afirma.
Onze estabelecimentos comerciais, que vendem material de construção, móveis e eletrodomésticos, todos situados em Viçosa, foram credenciados pelo município para vender às famílias que receberam o auxílio emergencial.
Mônica Régia é gerente de uma dessas lojas. Ela parabenizou a Prefeitura pela decisão de vincular à compra dos itens essenciais ao comércio local.
“Essa iniciativa é muito importante porque valoriza o comerciante de Viçosa. Se não ficasse amarrado dessa forma, o dinheiro poderia ser usado de outra forma ou para compras fora da cidade”, destaca a gerente.
Confira a lista dos estabelecimentos credenciados:
FEITOSA CONSTRUÇÃO
REDE JK MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS
VIÇOSA MÓVEIS
CONSTRULAR
ATACADÃO FERRAGENS
HIPER COSTA CONFECÇÕES E VARIEDADES
ELETROLANDA
SANTA EFIGÊNIA MÓVEIS
MADEIREIRA VILAÇA
2M CONSTRUÇÕES
DJ CONSTRUÇÃO