O Festival de Quadrilhas Juninas de Maragogi encantou moradores e turistas com a magia das tradições juninas, em uma estrutura montada especialmente para o evento, que aconteceu no último final de semana, na Praça de Eventos, Orla Marítima da cidade. A Junina Lumiar de Recife (PE) se consagrou bicampeã, numa festa repleta de cores, música e tradição.
A estrutura permitia que o público tivesse uma visão privilegiada de cada apresentação e contou com as arquibancadas lotadas e uma atmosfera contagiante. O clima festivo foi embalado pelo autêntico som do pé-de-serra, que ressoou por todo o local durante o evento.
O festival foi um espetáculo de cores, coreografias elaboradas e figurinos impecáveis. Cada grupo trouxe consigo a sua própria essência, levando o público a uma viagem cultural pelos recantos da tradição nordestina, com histórias envolventes, repletas de elementos típicos da cultura junina.
Participaram as quadrilhas juninas: Tradição, Dona Matuta, Santa Fé, Lumiar, Explosão Coroense, Raio de Sol, Bacamarte, Unidos da Roça e Mandacaru.
A Junina Lumiar levou para casa os prêmios de Melhor Rainha, Melhor Noivo e Noiva, além de se consagrar como bicampeã, após vencer a quadrilha Dona Matuta no critério de desempate.
A Junina Raio de Sol, da cidade de Olinda, em Pernambuco, completou o pódio, ficando na terceira colocação.
Jurados
O evento contou ainda com a presença de uma equipe de jurados especializados, responsáveis por avaliar e premiar as melhores quadrilhas nas diferentes categorias, levando em consideração critérios como coreografia, figurino, animação e harmonia.
O sucesso do Festival de Quadrilhas Juninas de Maragogi foi resultado do empenho da Secretaria de Cultura, tendo à frente o titular da Pasta, José Carlos, o Dodô; e da Secretaria de Eventos, Esporte e Lazer, dirigida pelo secretário Wagner Lira.
“Com o encerramento do festival, Maragogi se consolida como um destino turístico não apenas pelas suas belas praias, mas também pela valorização e preservação da cultura popular”, disse o secretário.
“Com este evento, a tradição junina se fortalece e deixa um rastro de alegria. Reforçamos o compromisso da cidade em manter viva a cultura da região, promovendo um evento que envolve a comunidade local e encanta visitantes de todas as idades”, destacou o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira.