Maceió, AL

30°C
Clear sky

Livro reúne cem causos de autores viçosenses

Coletânea será lançada no dia 1º de abril, às 19 horas, no Centro de Convenções, na Praça Apolinário Rebelo
Histórias têm como cenário o município de Viçosa, localizado a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba (foto: Severino Carvalho)

A pandemia impôs um rigoroso e necessário distanciamento físico entre as pessoas. Os meios digitais, então, assumiram o papel das praças, dos bares, dos cafés e das salas de reuniões. Tudo se tornou virtual, menos a essência.

E foi do mundo tecnológico e num dos períodos mais conturbados da história da humanidade que surgiu uma obra física, palpável, cheia de calor humano e de histórias incríveis, que têm como cenário o município de Viçosa, localizado a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba.

PUBLICIDADE


Trata-se do livro “Cem Causos da Viçosa das Alagoas”, obra que reúne, em 386 páginas, textos de cem autores viçosenses de nascimento, de alma e de coração.

Com prefácio assinado pelo ex-deputado federal por São Paulo e ex-ministro, o viçosense Aldo Rebelo, a coletânea será lançada no dia 1º de abril, às 19 horas, no Centro de Convenções, localizado na Praça Apolinário Rebelo, Centro. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

“É uma coletânea muito interessante e, talvez, a única obra – a gente ainda está fazendo esse levantamento – que tenha uma quantidade tão grande de escritores de uma mesma cidade. A gente já conseguiu encontrar um outro livro com cerca de 180 autores, mas escritores do país inteiro. Autores de uma mesma cidade, acreditamos que esse seja o maior”, observa o músico Wagner Accioly, que integra a Comissão Literária, formada por oito pessoas, responsável pela organização e publicação.

A capa é do também viçosense, o artista plástico Agélio Novaes.

“Trata-se de uma obra grandiosa, com mais de 300 páginas, um livro muito bacana, um material de primeira, que vem para se eternizar como um marco literário aqui em Viçosa”, avalia Wagner Accioly.

Ele conta que a ideia surgiu em 2020, no auge da pandemia, em conversas virtuais pelo Facebook, entre três amigos viçosenses: Marcos Peixoto, Agelina Araujo e Nadejane Madeiros, que integram a Comissão Literária, formada, ainda, por Beatriz Brandão, Caio Vasconcelos, Ivaldo Vilela (Gordivaldo), José Celso e Wagner Accioly.

“O livro chegou em nossas mãos depois de três anos e sem nunca ter acontecido uma reunião presencial sequer; nem da comissão, devido à pandemia e à distância. Todas as nossas reuniões, que foram incontáveis, aconteceram de forma virtual”, pontua.

Diversidade

Os bate-papos tomaram corpo. Foi necessário, então, criar um grupo no Whatsapp, bastante diverso, onde as conversas fluíam, nem sempre no mesmo sentido, é verdade.

Afinal, se encontrar unanimidade já é algo difícil, imagine num grupo de cem pessoas, de correntes políticas e literárias variadas, e num dos períodos mais atribulados da história: praticamente impossível! Assim, o livro também representa essa diversidade, com histórias e causos vividos por seus autores em épocas e momentos distintos.

“São histórias que retratam tempos diferentes, momentos diferentes da história, e muito eclético. São pessoas de todas as classes sociais, pessoas que ainda moram aqui e que moram longe, há muito tempo. Então tem muita história saudosista, mais atual; tem história de infância, de juventude, de aventura, religiosa, de festa e dos mais diversos segmentos”, detalha Wagner Accioly.

O prefeito de Viçosa, João Victor, falou da importância da obra para a cultura viçosense.

“Viçosa sempre foi conhecida pelos seus intelectuais, escritores, poetas e estudiosos da cultura popular. O livro ‘Cem Causos da Viçosa das Alagoas’ ratifica e fortalece a nossa veia literária e cultural. Para nós que fazemos o poder público é um dever e uma honra apoiar essa iniciativa”, afirma João Victor.

Serviço

O quê: Lançamento do livro Cem Causos da Viçosa das Alagoas, editora Querida Prudência

Quando: 1º de abril, a partir das 19 horas

Onde: Centro de Convenções de Viçosa (antigo Cine Godoy), Praça Apolinário Rebelo, Centro

Entrada: gratuita