A atual edição da revista “Unquiet”, especializada no turismo de alto padrão, destaca a a arte e as belezas encontradas no povoado Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar.
Com o título “Viagem ao Sertão Arte – O Realismo Fantástico da Ilha do Ferro”, a publicação internacional exalta as belezas de Alagoas como um dos mais surpreendentes destinos do Brasil.
A reportagem é assinada por François Correia, com fotos de Ricardo Ledo. O autor pontua que a Ilha do Ferro tem uma história rica, que se reflete na cultura popular. O jornalista também destaca a habilidade dos artistas.
Ele lembra que o trabalho dos artesãos tem relação com o programa criado em 2015 pelo Governo de Alagoas, o “Alagoas Feito à Mão”, que vem revelando o talento de homens e mulheres que utilizam diferentes matérias-primas para produzir suas peças.
Presente nos 102 municípios alagoanos, o programa já cadastrou mais de 15 mil artesãos, de acordo com dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
A iniciativa acompanha o ciclo de produção, capacita e orienta o artesão com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias, que graças à visibilidade de seus trabalhos vivem da arte que produzem.
Imersão
Na página 62, ao escrever que são verdadeiros “contos em madeira” François ressalta os nomes dos artistas locais, a exemplo de Cícero Alves, Clemilton, Jasson e suas carrancas, além de Aberaldo Lima.
Já na página 64, o jornalista destaca a gastronomia local, que vai desde pescados frescos até o “delicioso” hot bode em pão de macaxeira.
Ele finaliza o texto dizendo que cada momento na Ilha do Ferro foi uma imersão na beleza autêntica e na riqueza cultural do “nosso Brasil singular”.
A reportagem também pode ser acessada na plataforma multimídia pelo https://revistaunquiet.com.br/brasil/viagem-dicas-ilha-ferro-alagoas/