Maceió, AL

30°C
Clear sky

I Festival Gastronômico da Macaxeira vai movimentar Arapiraca

Durante dois dias (21 e 22), restaurantes convidados vão oferecer aos consumidores pratos preparados à base da raiz
Objetivo do Festival é promover a cultura local, impulsionar o turismo e destacar a importância da macaxeira como um dos principais produtos agrícolas da região (foto: divulgação)

Arapiraca, no Agreste alagoano, promove, nos dias 21 e 22 de setembro, o I Festival Gastronômico da Macaxeira. O evento é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae Alagoas e a Instância de Governança do Turismo do Agreste.

O Festival Gastronômico será realizado no Empresarial Luiz Alfredo, localizado na Avenida Ceci Cunha, 641, e promete movimentar a produção de macaxeira da agricultura familiar, bares, restaurantes e o artesanato.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A presidente da Instância de Governança do Agreste, Evânia Albuquerque, afirmou que a expectativa é de um grande público durante os dois dias de evento, repetindo o sucesso que foi o Festival do Camarão, realizado em abril.

“Estaremos participando com todos os associados da Instância do Agreste e, também, com produtores locais da agricultura familiar, que cultivam macaxeira aqui na região e fornecem a esses restaurantes e bares”, destaca Evânia Albuquerque.

Segundo os organizadores, o objetivo do Festival é promover a cultura local, impulsionar o turismo e destacar a importância da macaxeira como um dos principais produtos agrícolas da região.

“Teremos dois grandes dias de uma verdadeira experiência gastronômica através da macaxeira, que é um produto muito utilizado nas mesas das famílias arapiraquenses. O festival é uma oportunidade para celebrar a cultura desse essencial alimento e também fortalecer o empreendedorismo local”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hibernon Cavalcante.

No cardápio, todos os pratos têm a macaxeira como destaque, com receitas consagradas e muita inovação dos chefs participantes (foto: Agência Sebrae/AL)

Durante os dois dias, restaurantes convidados vão oferecer aos consumidores pratos preparados à base de macaxeira.

“O cardápio já está elaborado e vai contar com as receitas mais tradicionais, como o caldinho de macaxeira, escondidinho e vaca atolada, até algumas outras mais elaboradas, gourmetizadas. Vamos ter o ‘estou te vendo de macaxeira’, que é o contrário do tradicional escondidinho. Ele vai ser com macaxeira agregando carne de sol, crisps e cebola. Teremos ainda o caldo de macaxeira com filé de siri e caldo de macaxeira com charque”, revela a analista do Sebrae Alagoas, Susylane Ferreira.

Pães, bolos, tortas e pudins complementam o menu de iguarias tendo a macaxeira como ingrediente principal.

“Alguns restaurantes criaram pratos novos e outros estão levando itens do próprio restaurante, que geralmente são os mais pedidos desses estabelecimentos. Tem locais que são referências em pratos com macaxeira e outros estão inovando. Mas todos eles estão trabalhando com preço único do que for comercializado no local”, explica.

Cachaça e artesanato

Além dos restaurantes, o I Festival Gastronômico da Macaxeira também terá um estande da Rota da Cachaça, outro trabalho desenvolvido pela Instância de Governança do Agreste, juntamente com o Sebrae Alagoas e a Setur.

“A bebida que vai estar presente é a cachaça dos alambiques da Rota da Cachaça e o chopp da Taverna Beer. As pessoas poderão ir ao festival, comer um prato à base de macaxeira – seja com carne do sol, camarão ou queijo coalho -, beber uma boa cachaça alagoana e, ainda, levar souvenir do artesanato do Agreste”, ressalta a presidente da Instância de Governança do Agreste.

O Festival terá impactos positivos na economia, cultura e sociedade de Arapiraca, atraindo turistas e beneficiando micro e pequenas empresas dos setores hoteleiro, bares, restaurantes e comércio. Essa é a expectativa de Clébson Moreira, analista do Sebrae na região.

“Além disso, o evento promoverá a visibilidade dos produtores rurais de macaxeira, incentivando a produção e comercialização do produto”, destaca.

“O Sebrae oferece apoio aos produtores rurais da cadeia por meio de consultorias gerenciais e tecnológicas, programas de capacitação, seminários e outros eventos em colaboração com instituições parceiras”, completa.

Clébson Moreira lembra ainda que a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) retomou as reuniões da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados, visando discutir ações estratégicas para fortalecer o setor da mandiocultura em Alagoas. O Sebrae também participa dessa iniciativa.

Com Agência Sebrae Alagoas e Ascom Arapiraca

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE