O grupo de amigos “Eu defendo a cultura popular” lança neste sábado (5), às 14 horas, no espaço cultural do Home Center Atacadão Ferragens, em Viçosa, o livro homônimo, que traz uma coletânea de poesias de 20 integrantes.
O lançamento marca o aniversário de 4 anos do grupo, que começou por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp e ganhou as páginas do livro e as redes sociais.
“São 136 páginas de poesia matuta e de poesia erudita. Temos as presenças do doutor Gérson Odilon, do doutor Antônio de Pádua, do professor José Lira, pessoas catedráticas, mas que primam pela nossa cultura popular na linha cordelista”, cita o poeta popular e Patrimônio Vivo da Cultura Viçosense, Fernando Alves, o “Curió da Viçosa”.
Ele, que também é radialista, e o músico Wagner Accioly criaram o grupo no dia 2 de agosto de 2019.
“O grupo consiste na reunião de poetas num grupo do WhatsApp, que diariamente postam seus versos. Os temas são os mais variados, desde uma chuva de verão ao dia santo que se avizinha. Todas às quartas, é o ‘Dia da Rima’ quando, na véspera, é sugerido um mote para que durante aquele dia todos versem sobre determinado mote”, explica Wagner.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fernando Alves O Curio da Viçosa (@fernandoalves.curiodavicosa)
O grupo tem hoje 38 participantes. São poetas experientes, iniciantes; jovens e adultos que se unem em defesa da cultura, do erudito ao popular.
“Toda quarta à noite, o Curió faz uma live no Instagram e declama todos os versos postados durante o dia”, informa Wagner. Ele afirma que o lançamento do livro, de produção própria, será um momento para confraternizar e versar.
“Essa primeira tiragem será exclusiva dos participantes do grupo, posteriormente estará à venda na Xerox do Vô”, informa.