A Prefeitura de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, montou uma força-tarefa com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas no município e dar celeridade as ações assistenciais. O trabalho envolve diversas secretarias e órgãos municipais.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuvas foi superior ao registrado no mesmo período em anos anteriores.
“A nossa equipe estava de prontidão e monitorando as chuvas que estavam caindo em nossa região. Assim que percebemos o acumulado anormal, já nos organizamos para que as equipes fossem prestar o auxílio imediato aos atingidos. Continuamos atentos e pedimos o apoio de todos, para que nenhuma família maragogiense fique sem atendimento”, disse a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Márcia Fidéles.
Para os desabrigados, a equipe realizou a entrega de lençóis, cobertores, roupas e kit de higiene. Todos eles estão sendo acolhidos nas escolas e creches da cidade. A prefeitura também desobstruiu as vias, limpou as ruas e está entregando sopas nos locais mais atingidos.
No dia 27 de junho, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, decretou estado de calamidade pública no município devido às fortes chuvas. O decreto permite maior agilidade nas respostas aos impactos causados.
O gestor determinou, ainda, a criação de um Gabinete de Crise para garantir celeridade na busca por soluções de enfrentamento ao problema e na assistência à população. A força-tarefa envolve equipes da Defesa Civil, Saneape, Secretaria da Assistência Social, Educação, Agricultura, Infraestrutura e SMTT.