Maceió, AL

30°C
Clear sky

Exposição inédita de J. Borges desembarca em Maragogi nesta quinta

Mostra traz como tema as riquezas naturais e culturais do estado de Pernambuco, representadas por cenários característicos da região
J. Borges é mestre de cordel, xilogravurista e um dos artistas mais conhecidos no Brasil e na América Latina (fotos: divulgação)

Um dos mais renomados xilogravuristas do Brasil e do Mundo vai ter sua obra exposta em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. O minucioso e original trabalho de J. Borges, como é conhecido José Francisco Borges, vai poder ser apreciado na exposição Pernambuco por J. Borges, a partir desta quinta-feira (02/02), no Hotel Areias Belas, Avenida Beira Mar, 59, Centro.

Sob a curadoria de Christiana Asfora Cavalcanti e Stella Mendes, a exposição traz como tema a riqueza natural e cultural de Pernambuco, representadas pelos cenários característicos da região, como a vegetação do Agreste, o Sertão, a música e o folclore, além de personalidades ilustres como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Nossa Senhora da Conceição, entre outros.

PUBLICIDADE


No total, a obra conta com uma série de 16 xilogravuras inéditas, feitas, exclusivamente para esta mostra.

“Esse é um momento ímpar e, quem sabe, o início de um movimento de uma maior disseminação da cultura do nosso povo e da nossa gente aqui em Maragogi. Poder trazer esta exposição e contribuir para que mais pessoas possam ter acesso a nossa cultura é algo singular e gratificante”, disse a curadora, Christiana Asfora.

Bezerros

J. Borges é mestre de cordel, xilogravurista e um dos artistas mais conhecidos no Brasil e na América Latina. Ele nasceu em 20 de dezembro de 1935, em Bezerros, Pernambuco.

Filho de agricultores, começou a trabalhar aos dez anos de idade na roça, e negociava nas feiras da região. Autodidata, o gosto pela poesia fez encontrar nos folhetos de cordel um substituto para os livros escolares.

No total, a obra conta com uma série de 16 xilogravuras inéditas, feitas, exclusivamente para esta mostra

Por volta de 1964, começou a escrever e a ilustrar os seus folhetos de cordel. Considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco, suas obras receberam diversos prêmios e distinções pelo mundo.

Entre suas obras mais importantes estão: “Gravuras de J. Borges” (Recife: Galeria Nega Fulô, 1973); “Xilogravuras de J. Borges” (Recife: Galeria Ranulpho, 1975), “No Tempo que os Bichos Falavam”(Olinda: Casa da Criança de Olinda e Instituto Nacional de Folclore, 1983).

Serviço:

Exposição “Pernambuco”, de J. Borges

Curadoria: Christiana Asfora Cavalcanti e Stella Mendes

Realização: Hotel Areias Belas – Avenida Beira Mar, 59, Centro de Maragogi

Horário: 10h às 17h

Ingresso: Entrada Franca

Texto com contribuição da curadora Stella Mendes e do blog Arte Popular Brasil