Maceió, AL

30°C
Clear sky

Exposição de Velas valoriza folguedos e tradições de Penedo

Trabalhos de artistas penedenses ficarão expostos durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes
Velas retratam manifestações culturais e religiosas de Penedo (fotos: Ascom Penedo)

Com o tema “Penedo: seus folguedos e tradições”, a Exposição de Velas é uma das atrações da festa de Bom Jesus dos Navegantes. Os trabalhos ficarão expostos no Porto das Balsas, entre os dias 9 e 11 de janeiro, no horário das 16h às 22 horas, com acesso aberto ao público.

Os artistas penedenses Joan Barros e Marcos Castanha trabalharam o tema proposto pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ). Eles receberam a missão de transformar ‘pano de canoa’, como os pescadores se referem às velas de suas embarcações, em obras de arte.

Em seu ateliê, o mestre Joan Barros trabalhou o Coco de Roda preservado na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros e o Pastoril Infantil do bairro Santa Luzia (Barro Duro).

O renomado artista plástico também produziu temas relacionados ao santo padroeiro dos ribeirinhos, em 2024.

“Eu fiz duas velas, uma com Bom Jesus dos Navegantes sobre o altar e a outra, uma montagem inspirada na chegada da imagem na procissão”, relembra Joan Barros.

Velas ficarão expostas no Porto das Balsas, entre os dias 9 e 11 de janeiro, no horário das 16h às 22 horas

Para Marcos Castanha, a Secretaria de Cultura de Penedo encomendou uma arte sobre a Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, representação do ritual do candomblé que abre o Carnaval em Penedo.

Autor de outras velas expostas em anos anteriores, Castanha também concluiu seu trabalho sobre o Guerreiro Treme Terra da Mestre Chica, outra tradição viva em comunidade quilombola penedense, preservada no Oiteiro, bairro Senhor do Bonfim.

As obras que enaltecem tradições culturais estarão expostas no mesmo período em que se realiza a 141ª edição da maior festa de caráter religioso do interior de Alagoas e de Sergipe.