Maceió, AL

30°C
Clear sky

Espetáculo teatral será lançado às margens do São Francisco, em Piaçabuçu

Peça Nega D’água é estrelada pela multiartista Linete Matias e promete encantar, no povoado de Potengy
Linete Matias nos levará até a beira do Rio São Francisco onde, envolvido na dramaturgia, o público é pescado por quatro personagens: Maria, Peloquinha, Voz Molhada e Nega D’água (foto: divulgação)

“O dia é do pescador, mas a noite é da Encantada”. É assim, na beira do Rio São Francisco, mais precisamente no povoado Potengy, zona rural de Piaçabuçu – Alagoas, onde se passa o espetáculo solo de teatro “Nega D’água”, criado pela multiartista e pesquisadora Linete Matias. A estreia acontecerá na noite do dia 30 de Setembro.

A montagem do espetáculo “Nega d’água”, uma dramaturgia de Bruno Alves, é desenhada a partir dos contos “Fofão, o Nego d’água e Neguinha d’água, escritos por Linete Matias e alimentado com pesquisa oral que Linete vem desenvolvendo oficialmente desde 2011 e não oficialmente, desde sua infância.

PUBLICIDADE


Apesar do imaginário local evocar o encantando masculino, Linete, nesse espetáculo, centraliza e dá foco à força feminina da encantada Nega d’água. Nesse processo, Linete emerge com a figura do feminino que é tão pouco falado e por muito inexistente. A Nega D’água existe e é forte como uma mulher, é forte como uma mãe ao defender e querer perto suas crias.

Referências

Além de retratar essa criatura encantada do Velho Chico, o espetáculo traz as referências de moradores que constroem suas vidas em torno dessas águas. São homens, mulheres e crianças que também são protetores do rio, abordando assim a questão da importância da educação socioambiental.

A iniciativa, ao mesmo tempo, possibilita a vivência cênica aos moradores do povoado Potengy, fomentando a produção artística na cidade de Piaçabuçu e a divulgação de um lugar rico em arte, cultura e belezas naturais, porém pouco conhecido pela sociedade alagoana.

Em cena, Linete Matias nos levará até a beira do Rio São Francisco onde, envolvido na dramaturgia, o público é pescado por quatro personagens: Maria, Peloquinha, Voz Molhada e Nega D’água, que chamam a todos para a estreia na noite do dia 30 de setembro de 2023.