O espetáculo “Nega D’Água” retorna com apresentações nos dias 16, 22 e 23 de março em Piaçabuçu, nos povoados Penedinho, Sudene e Potengy, respectivamente. A circulação faz parte da Premiação da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado da Cultura Economia Criativa (Secult-AL).
O espetáculo “Nega D’Água” estreou no Povoado Potengy em Piaçabuçu no dia 30 de setembro de 2023, tendo como palco o Rio São Francisco, porém seu nascimento é resultado de uma jornada de mais de 20 anos de encontros com as histórias do rio vivenciadas pela multiartista Linete Matias.
Nascida e formada artista na beira do São Francisco, Linete retoma as histórias dos encantados, descobertas ao longo de suas pesquisas e vivências, para revelar através do teatro o íntimo e coletivo das relações entre mulheres ribeirinhas, encantadas e a preservação ambiental.
O espetáculo acontece dentro das águas do rio e nos conta a história de “Maria S.” com sua filha “Peloquinha” e a confluência das mesmas com o rio e a presença da encantada “Nega D’Água”.
Ao longo da peça vemos o desenrolar das histórias dessas personagens e como elas estão interligadas pelas águas do rio. O espetáculo conta com o argumento e pesquisa de Linete Matias e para a construção do texto teatral, assinado por Bruno Alves, ambos recorreram às memórias, pesquisas e histórias da atriz.
A direção é assinada por Gessyca Geyza que, em trabalho com a atriz, construiu a encenação do espetáculo num processo de imersão no Povoado Potengy, desenvolvendo ao longo desses encontros uma narrativa que envolve a relação com o espaço onde nasceu e vive Linete Matias.
Durante as imersões ao ar livre em Potengy, a presença da comunidade e principalmente das crianças foi de fundamental importância para a construção do espetáculo. Elas eram termômetro e público fiel presente em todos os ensaios.
Jornada
“Nega D’Água” faz parte da jornada de Linete Matias e agora é também parte da construção do imaginário das crianças e moradores do povoado. A artista tem como principal referência em sua trajetória a Contação de Histórias e as Brincadeiras dos Mestres e Mestras da Cultura Alagoana.
No espetáculo, vemos o corpo de Linete transitar pelos universos da narração, da brincadeira e do teatro físico. Para a construção do espetáculo, a artista mobilizou um grupo de artistas que estão desde a concepção da luz, a produção, a sonorização, fotografias, vídeos, adereços e figurinos.
Vale destacar que, como parte dessa equipe, há também a presença das adolescentes do grupo de teatro de Potengy, nascido de oficinas e coordenação de Linete.
Rodeada pelos moradores e toda a natureza, atriz e público constroem dentro e fora dos espaços das águas, memórias do lugar, metáforas e símbolos que envolvem sua história e que dão vida e teatralidade à construção de uma narrativa sobre a Encantada.
Serviço
Espetáculo NEGA D’ÁGUA
Datas/local: 16/03, às 19h – No Povoado Penedinho
22/03, às 19h – No Povoado Sudene
23/03, às 20h – No Povoado Potengy – Piaçabuçu-AL