Maceió, AL

30°C
Clear sky

“Espero que seja divertido e as pessoas aprendam um pouco de história”, diz Kleiton Ferreira sobre júri épico

Alagoano de Arapiraca, juiz federal vai conduzir o julgamento do cangaceiro Corisco, integrante do bando de Lampião
Júri épico acontece nesta sexta-feira (12) e sábado (13), em Piranhas (arte: divulgação)

Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), acontece, em Piranhas, Sertão alagoano, o júri épico do cangaceiro Corisco, que integrava o bando de Lampião. A realização é da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e Épico Cultural.

Conhecido pelos vídeos que viralizaram na internet, pela forma empática e humanizada com que conduz as suas audiências, o juiz federal Kleiton Ferreira é quem vai conduzir o júri épico.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O magistrado alagoano de Arapiraca atua na 9ª Vara da Justiça Federal, em Propriá (SE), e foi convidado para participar do evento em Piranhas. Ele conversou com o Alagoas Notícia Boa (ALNB) e falou da expectativa para o júri épico, que contará com a participação de importantes juristas e historiadores.

“Espero que seja divertido e as pessoas aprendam um pouco de história e que, no veredicto, seja feita justiça”, disse Kleiton Ferreira ao ALNB.

O júri acontecerá no Ginásio Municipal de Piranhas. O assistente de acusação será o presidente da OAB/AL, Vagner Paes; o presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/AL, Hugo Trauzola, e a advogada criminalista Kyvia Maciel.

“Será o maior evento cultural, artístico e jurídico do Estado de Alagoas”, garante Paes, em vídeo postado no Instagram, ao lado de Kleiton Ferreira.

Do outro lado, atuando na defesa do cangaceiro, estarão o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL), Leonardo de Morais; o presidente da Comissão de Estudos do Tribunal do Júri da OAB Pernambuco, José Rawlinson Ferraz, e os advogados criminalistas Graciele Queiroz e Welton Roberto.

Livro

Além de juiz federal, Kleiton Ferreira, que já atuou como advogado por uma década, também é escritor.

Seu primeiro romance, “Espada da Justiça”, publicado pela editora Labrador, será lançado na Bienal do Livro da Bahia, que acontece em Salvador, no Centro de Convenções, no dia 27 de abril.

A leitura de “Espada da Justiça” conduz o leitor sob a locução da deusa Dice, filha Zeus e Têmis, personificação da justiça e responsável pela punição aos maus juízes.

Inscrições

A OAB/AL informa que o júri épico – a ser realizado no Ginásio Municipal de Piranhas – é voltado para qualquer pessoa interessada em participar. As inscrições ainda estão abertas e custam R$ 100 para estudantes e R$ 150 para o público em geral. Inscrições aqui.

Corisco é acusado de uma chacina ocorrida na Fazenda Patos, em Piranhas, e que teve como vítimas os membros da Família Ventura, que chegaram a ser decapitados. Para tornar a experiência no júri épico ainda mais envolvente, os participantes vão até o local onde ocorreu o crime fazer uma visita técnica.

“Inclusive falo para o pessoal que sou um juiz suspeito, porque, pra mim, ele é bandido, ele cometeu um crime e deveria ser condenado. Mas lá vou fazer um papel, o papel de juiz, e vou tentar, ao máximo possível, evitar esse conhecimento extra jogo, como a gente diz no RPG”, conclui Kleiton Ferreira.

RPG é a sigla para “Role-Playing Game”, que em português pode ser traduzido como “Jogo de Interpretação de Personagens”. Trata-se de um gênero de jogo em que os participantes assumem papéis de personagens fictícios e criam narrativas colaborativamente.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE