Realizado nesta quinta-feira (4), o I Encontro Municipal de Empreendedorismo da Economia Solidária abre uma série de ações, durante todo o mês de maio, que serão promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho de Maragogi. O evento foi realizado na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Em outros momentos, a gente fazia a Semana do Trabalhador e, este ano, estamos fazendo o Mês do Trabalhador. São ações voltadas aos trabalhadores, tanto da zona urbana como da rural, e a microempreendedores”, informou a secretária municipal do Trabalho, Poliana Nascimento.
Durante o encontro, foi ministrada pelo Sebrae Alagoas uma palestra sobre cooperativismo e associativismo.
“Esse primeiro encontro de hoje é para empreendimentos da economia solidária, que movimentam toda a economia local com foco nas associações e cooperativas, que têm essa dinâmica coletiva, onde o lucro é dividido, compartilhado”, explicou a secretária, lembrando que um edital foi lançado pelo Senac Alagoas com cursos gratuitos voltados aos trabalhadores de Maragogi.
As ações do Mês do Trabalhador serão retomadas nesta sexta-feira (5).
“Essas atividades têm como objetivo estruturar um plano de ação para que a gente possa apoiar as associações e cooperativas do município, desenvolver outras e também grupos informais, com o intuito de profissionalizar esses trabalhadores”, concluiu Poliana Nascimento.