Maceió, AL

30°C
Clear sky

Encontro de Escritores premia professora e estudante pilarenses

Concurso reuniu mais de 40 participantes; teve ainda exposição cultural, feira literária e palestra sobre Arthur Ramos
Na categoria ‘Público em geral’, o poema vencedor foi o da professora Daniella Oliveira (fotos: Ascom Pilar)

A cidade de Pilar sediou, nesse domingo (30), a 12ª edição do Encontro dos Escritores Alagoanos. O evento realizado pelo Portal Escritores Alagoanos e a Academia Pilarense de Letras premiou os vencedores de um concurso cultural que teve 41 inscrições e cujo objetivo foi homenagear escritores locais e suas publicações.

As vencedoras das duas categorias em disputa foram uma professora da rede municipal de Pilar e uma estudante, também pilarense, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Com o tema “Na terra de renomados autores, surgem notáveis escritores”, o concurso literário teve premiação de quase R$ 5 mil. Os trabalhos foram julgados por uma comissão composta por sete avaliadores.

Na categoria ‘Público em geral’, o poema vencedor foi o da professora Daniella Oliveira, enquanto Rosinicleide Santos, aluna da Escola Municipal Jacy Aires, fez 67 pontos, de 70 possíveis, e se sagrou campeã na categoria ‘Estudante’ – a classificação encontra-se disponível no site Portal Escritores.

Rosinicleide Santos, aluna da Escola Municipal Jacy Aires, fez 67 pontos, de 70 possíveis, e se sagrou campeã na categoria ‘Estudante’

O encontro também reuniu dezenas de escritores, jornalistas e escritores no Cine Pilarense, restaurado na gestão do prefeito Renato Filho e cujo diretor enalteceu o alcance da iniciativa.

“Tivemos mais um brilhante encontro, que transforma Pilar na capital alagoana da cultura e que homenageia escritores do presente e do passado, como Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima e Graciliano Ramos. Nosso encontro também é uma forma de celebrar o Dia Nacional do Escritor, comemorado na última terça-feira [25 de julho]”, explicou Sérgio Moraes, para quem o resgate da cultura local é um dos principais objetivos do evento.

“Também promovemos os contemporâneos, como Douglas Apratto e Claudemiro Avelino, entre tantos outros escritores que nos enchem de orgulho, a exemplo do amigo pilarense Jorge Calheiros, cordelista e patrimônio vivo de Alagoas. Eles são fonte inspiradora, e é dessa forma que incentivamos os nossos jovens. Não à toa, já temos vários estudantes da rede municipal de Pilar lançando cordéis”, emendou o jornalista, referindo-se ao poeta que, no Cine Pilarense, encantou a todos com a apresentação de uma embolada.

Livros

Além do concurso, o encontro também teve feira literária – com direito a pré-lançamento de vários livros –, exposição de artesanato produzido por artistas de Pilar, debate sobre a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas e palestra que abordou o legado do médico, antropólogo e folclorista pilarense Arthur Ramos, ministrada pelo escritor Fernando Gomes.

O 12º Encontro de Escritores Alagoanos contou, ainda, com o apoio da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Prefeitura de Pilar, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

PUBLICIDADE