Maceió, AL

30°C
Clear sky

Dicionário musical de Isaac Newton é relançado em Penedo

Obra é considerada uma relíquia e foi lançada originalmente no Rio; versão original está preservada na Casa do Penedo
Jean Lenzi, diretor da Casa do Penedo, exibe obra de Isaac Newton que vai ser relançada este ano

Uma relíquia preservada no acervo da Fundação Casa do Penedo chega ao público em geral no próximo mês de outubro, quando o Dicionário Musical do pesquisador penedense Isaac Newton de Barros Leite será relançado.

Lançado originalmente em 1908, o livro “é uma das primeiras obras da teoria musical do Nordeste”, explica Marcos Moreira, coordenador do Festival de Música de Penedo, sobre o trabalho que reúne cerca de 400 verbetes.

PUBLICIDADE


A reedição do Dicionário Musical e dos demais títulos do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) é viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).

O livro original foi arrematado em leilão pelo fundador da Casa do Penedo, Francisco Alberto Sales, e manterá a grafia original do estudo publicado inicialmente em 1904, pela Tipografia Comercial, na capital alagoana.

Em 1908, um ano após o falecimento de Isaac Newton de Barros Leite, a segunda edição do Dicionário Musical foi lançada no Rio de Janeiro por iniciativa de Jacintho Ribeiro Santos, pioneiro em editora gráfica e livraria no Brasil.

Nós vamos relançar essa edição de 1908, obra que faz parte da série de livros que serão lançados durante o Festival de Música de Penedo”, informa Marcos Moreira sobre um dos pontos do evento que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro.

Selo Cemupe e o Quilombo Lunga

Além do Dicionário Musical, o Cemupe vai lançar Quilombo Lunga: as comunidades quilombolas do Lunga aos Bangas em Alagoas, do pesquisador Luiz Almeida.

O volume 2 da pesquisa Os Dobrados de Japiassú (estudos sobre a obra do maestro Aquino Costa Japiassú, pioneiro na inclusão de mulheres em bandas filarmônicas) também chega ao público, trabalho assinado por Marcos Moreira e João Paulo Lima da Cruz.

A publicação do Álbum de Armia é outra obra do Selo Cepume lançada em Penedo, obra do cantor, tenor e professor da Universidade Nova de Lisboa, Alberto Pacheco.

Harmonia para guitarras: um caminho pedagógico musical, de Ricardo Lopes, também será apresentado durante o festival que está com inscrição aberta para monitoria. Para se inscrever, clique neste link

O Festival de Música de Penedo é realizado pela Universidade Federal de Alagoas, através do Cemupe, junto com os governos estadual e municipal e patrocínio do Sebrae.