Conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de se seguir as leis de trânsito. Foi com esse objetivo que a cidade de Pilar recebeu, nessa quarta-feira (10), várias ações alusivas à campanha Maio Amarelo, que surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) instituiu o Dia do Capacete, cujo público-alvo são os motociclistas que insistem em transitar sem capacete, ignorando o item de segurança obrigatório. A campanha contempla, inclusive, a comunidade escolar, para que os futuros condutores também saibam como construir um trânsito seguro.
Parceira da iniciativa, a Prefeitura de Pilar – por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) – juntou-se à campanha que busca preservar vidas. Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), Alagoas registrou 2.573 acidentes de trânsito apenas em 2022, quando foram contabilizadas 5.196 vítimas, sendo 644 mortes – destas, 62% eram condutores de motocicletas.
A ausência do acessório aumenta em 40% o risco de acidentes graves envolvendo motociclistas. Outro detalhe é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece multa de R$ 293,47, além da retenção do veículo e da suspensão imediata do direito de dirigir, para quem for flagrado sem o capacete, como alerta o diretor da SMTT de Pilar, Gilson Oliveira.
“Conduzir motocicleta sem capacete é uma infração gravíssima. Temos feito ações de conscientização em toda a cidade e, hoje, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran veio reforçar a adoção de medidas visando à redução de acidentes. A atividade junto aos estudantes, por exemplo, é fundamental para que todos já aprendam desde cedo”, destacou o agente de trânsito.
Em frente à sede da Prefeitura, as equipes montaram um minicircuito no qual dezenas de crianças puderam conhecer, na prática, as principais regras de trânsito, como o respeito à sinalização. Houve também palestra, panfletagem em pontos estratégicos e até peça infantil que abordou a educação no trânsito de forma lúdica.