Maceió, AL

30°C
Clear sky

Curta Pilar abre inscrições para oficinas de roteiro e produção de filme

Objetivo é democratizar o acesso do fazer cinematográfico e estimular a valorização do audiovisual alagoano na cidade
Projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, via Lei Aldir Blanc (reprodução)

As inscrições gratuitas para as oficinas de Roteiro e de Produção de Filme com o Celular, da mostra Curta Pilar, já estão abertas. As oficinas vão acontecer de forma presencial nos dias 24 e 25 de março, a partir das 9h30, na Academia Pilarense de Letras.

Os objetivos das atividades são democratizar o acesso do fazer cinematográfico e estimular a valorização do audiovisual alagoano na cidade. O período de inscrições termina no dia 22 deste mês, podendo ser prorrogado.

PUBLICIDADE


Foram disponibilizadas, em cada oficina, 15 vagas para estudantes da rede pública de Pilar e 10 para a comunidade, totalizando 50 vagas.

Os interessados podem se inscrever AQUI.

Após clicar no link, a pessoa será direcionada para o formulário on-line, que deve ser preenchido com informações básicas, como o nome, sobrenome, idade e e-mail. Pessoas com 14 anos ou mais podem participar.

As ações formativas serão realizadas pelos cineastas Nivaldo Vasconcelos (roteiro) e Amanda Duarte (produção de filmes com o celular), ambos com grandes experiências no cinema alagoano e idealizadores de diversos projetos.

Proposta

Segundo Amanda, a proposta de sua oficina é mostrar que o celular é um objeto de registro documental e também uma ferramenta que pode ser usada para dar vida a obras que estimulem a livre criatividade.

“Há obras feitas por meio do celular que documentam e denunciam realidades, e que até provocam risadas. Na oficina eu vou falar um pouco dessa questão criativa, mas em determinada parte eu vou focar em mostrar possibilidades de acordo com o que as pessoas desejam criar, através de aplicativos, gambiarras, acessórios baratos, outros materiais que podem possibilitar a criação audiovisual”, contou a oficineira, que também acredita que realizar cinema pelo celular e outros recursos coloca a sociedade em um caminho da democratização do acesso.

“Muitos realizadores tiveram a oportunidade de criar a partir do celular e, além disso, é uma ferramenta que está sempre com a gente. Então, às vezes, pela praticidade, ele se torna algo muito útil e necessário para fazer filmes e outros materiais. A oficina é uma forma de dizer que há possibilidades, mas quem vai dar o caminho é a própria criatividade da pessoa”, enfatizou.

Conheça os oficineiros

Nivaldo Vasconcelos é alagoano e artista em múltiplas linguagens. No audiovisual, já atuou como diretor, roteirista, fotógrafo e editor. São de sua autoria os curtas “MWANY”, “Noturna”, “À Espera”, “Teresa” e outros.

Junto ao coletivo Volante de Teatro dirigiu os espetáculos “Volante” e “Manso e Humilde de coração”. Seu trabalho, em maioria, é feito de forma independente e procura maneiras alternativas de produção e distribuição.

Oficinas vão acontecer de forma presencial nos dias 24 e 25 de março, a partir das 9h30, na Academia Pilarense de Letras (foto: divulgação)

Amanda Duarte é artista e comunicadora social. Atua há mais de uma década no segmento Audiovisual, já tendo exercido diversas funções em filmes, atividades formativas, mostras e outros projetos afins. É cocriadora do portal Alagoar — a janela do audiovisual alagoano — e cofundadora do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL).

Também contribuiu e contribui para a formação e o fortalecimento de outras iniciativas que fazem do audiovisual ferramenta de transformação social e/ou constroem caminhos para a sua democratização.

Curta Pilar – 1ª Mostra de Cinema é uma idealização e realização da Auá Produções, com a gestão do produtor e artista Alex Zampielly, que vem se consolidando como realizador de festivais, exposições e espetáculos teatrais, trabalhando na produção no audiovisual desde 2017.

O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, via Lei Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura; produção da InReais Filmes, apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar.

Serviço

Inscrições abertas para oficinas de cinema – Curta Pilar

Data: 24 e 25 de março (sexta e sábado)

Horário: das 9h30 às 12h – oficina de Roteiro, com Nivaldo Vasconcelos | das 13h30 às 16h30 – oficina de Produção de Filme com o Celular, com Amanda Duarte

Local: Academia de Letras de Pilar

Inscrições: gratuitas, por meio de um formulário on-line