O Prepara Sesc, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai oferecer 150 vagas gratuitas para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. O edital foi publicado na terça-feira (5) e as inscrições poderão ser feitas de 6 a 27 de março.
As aulas serão ministradas no período de abril a julho, nas unidades Sesc Ler de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela, atendendo alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio e pessoas que já concluíram a Educação Básica.
Serão 50 vagas e duas turmas por unidade. As inscrições serão realizadas presencialmente na Secretaria Escolar da unidade Sesc Ler de interesse do aluno, no período de 6 a 27 de março, das 8h às 17h, ou enquanto houver vagas.
O curso preparatório será realizado de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h, com aulas das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Redação.
Inscrição
Os candidatos às vagas ou os seus responsáveis legais precisam preencher e assinar a ficha de inscrição, o termo de compromisso, a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico.
Devem também apresentar os seguintes documentos e suas respectivas cópias, no ato da matrícula: foto 3×4 atualizada e colorida do candidato; RG ou certidão de nascimento do candidato; CPF do candidato e do responsável legal, caso tenha idade inferior a 18 anos; comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias); documento que comprove deficiência física ou mental do candidato, quando for o caso, e comprovante de escolaridade.
Além disso, para ser aluno do Prepara Sesc, é preciso ter a Credencial Sesc na modalidade PCG, a ser emitida gratuitamente pela Central de Relacionamento com Clientes (CRC), após o ato da inscrição.
Depois do preenchimento de todas as vagas, será aberta uma lista de espera com os nomes das pessoas interessadas em participar do projeto após eventuais desistências. O edital e seus anexos estão disponíveis no site: https://sescalagoas.com.br/educacao.
PCG
O Prepara é um projeto custeado com recursos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, que aplica 1/3 (um terço) em educação básica e continuada e em ações educativas relacionadas às áreas da cultura, do lazer e da saúde.
Uma parte dessas ações é ofertada gratuitamente a pessoas com renda familiar bruta de até três salários-mínimos, preferencialmente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e estudantes da rede pública.