Maceió, AL

30°C
Clear sky

Cores de Penedo revitaliza fachadas do Centro Histórico

Projeto foi lançado oficialmente nessa quinta-feira (18) e tem acompanhamento do Iphan e parceria da Miracor Tintas
Inicialmente, o Projeto Cores de Penedo vai contemplar imóveis situados em três ruas do Centro Histórico (foto: Ricardo Alves)

O Projeto Cores de Penedo vai revitalizar as fachadas do casario colonial do Centro Histórico do município, localizado no Baixo São Francisco. A iniciativa foi lançada oficialmente nessa quinta-feira (18), no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM).

O projeto vai beneficiar os imóveis situados na área de tombamento. O trabalho tem acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan Alagoas) e já foi iniciado no casarão onde funcionou a extinta Companhia Energética de Alagoas (Ceal).

PUBLICIDADE


O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, e os secretários municipais de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão; de Meio Ambiente e Serviços Públicos, João Ferreira da Silva; além do Diretor Operacional da Miracor Tintas, Fabrício Oliveira, inspecionaram as obras em execução no imóvel vizinho ao Museu do Paço Imperial e Memorial Raimundo Marinho.

Ronaldo Lopes explica que, a princípio, o Projeto Cores de Penedo vai contemplar imóveis situados em três ruas do Centro Histórico: Dâmaso da Monte (Ladeira da Igreja da Corrente), Sete de Setembro e Comendador Peixoto, ao lado da Praça 12 de Abril.

O Prefeito de Penedo também ressaltou que a sede da Administração Municipal e a Casa de Aposentadoria, ambos situadas em local de grande fluxo de moradores e turistas, a Praça Barão do Penedo, foram revitalizados com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – Funpatri.

Primeira fase

Empolgado com o trabalho que ainda está em sua primeira fase, Jair Galvão destacou a importância da inciativa que também envolve a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da Infraestrutura (SEINFRA).

“É um projeto importantíssimo para qualificar essa nossa joia, que é o Centro Histórico de Penedo, priorizando inicialmente esse corredor turístico, melhorando ainda mais as experiências dos turistas que terão esse mosaico de cores de uma cidade bem preservada”, pontuou Galvão.

O representante da empresa alagoana parceira do projeto afirmou que o Cores de Penedo é o tipo de iniciativa que tem tudo a ver com a Miracor.

“Conservar, colorir e brilhar ainda mais o patrimônio arquitetônico e histórico alagoano está no DNA da Miracor e a gente não poderia estar fora de uma iniciativa tão bacana da Prefeitura de Penedo com o seu patrimônio arquitetônico”, ressaltou Fabrício Oliveira.