A Coordenação de Segurança do Trabalho da Cooperativa Pindorama promoveu, nessa quinta-feira (24), o curso de reciclagem “Queima de Cana Controlada”. O objetivo é garantir que a safra 23/24 transcorra de forma segura a todos os seus colaboradores, evitando prejuízos com a produção e danos ambientais.
Uma palestra foi ministrada por Isaac Nascimento Melo, tenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, da qual participaram todos os trabalhadores envolvidos com a queima controlada de cana da Usina Pindorama.
De acordo com Adalbério de Lyra, coordenador de Segurança do Trabalho da Cooperativa, o treinamento tem importância vital, não apenas no quesito segurança do trabalhador, mas para se evitar prejuízos à indústria, associados e, principalmente, ao meio ambiente.
“Um dos propósitos desse treinamento é melhorar a capacidade técnica dos colaboradores envolvidos com a queima da cana. Com ele, nós aprimoramos nossa capacidade de avaliação, organização e execução. Avaliamos o ambiente da queima, proximidade de outras faixas de canavial, preparação da equipe, prontidão de carro pipa para contenção de incêndios não programados, dentre outros. Devemos estar prontos para agirmos de forma a evitar imprevistos, garantindo a segurança do colaborador, a lucratividade da produção e possíveis danos ambientais”, disse Lyra.
Equipe
A Usina Pindorama conta com 30 colaboradores no setor de queima controlada, sendo nove motoristas de carros-pipa, nove bombeiros, 10 queimadores e dois fiscais.
Durante a moagem, a equipe é responsável pela queima controlada de cerca de 90 hectares de canaviais, o que equivale a aproximadamente 8 mil toneladas de cana toneladas por dia.