A importância de se introduzir, no ambiente escolar, o combate ao racismo e a toda e qualquer forma de preconceito e violência é o foco da revista em quadrinhos “Convivas – uma história de consciência”, produzida por estudantes da rede pública de Pilar, em Alagoas.
O gibi, de linguagem acessível a todos os públicos, é fruto de três meses de pesquisa de seis alunos pilarenses assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que se debruçaram sobre a história que conheceram, in loco, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, berço de heróis da luta contra o preconceito e pela liberdade, como Zumbi, Dandara e Ganga Zumba.
Na história, a personagem Luiza é alertada por sua professora sobre falas racistas, como a expressão “a coisa ficou preta’”. A menina conhece, então, o legado de luta e resistência do povo negro, desde a chegada da princesa Aqualtune, tida como avó de Zumbi, até a tomada do quilombo pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Palmares foi o maior quilombo da América Latina.
Distribuição
Lançado no mês de novembro durante o Pilar do Preto, os quadrinhos serão distribuídos em todas as escolas da cidade de Pilar para fortalecer o combate ao racismo e valorizar a cultura do povo negro.
“O objetivo era fazer com que nossas crianças conhecessem a história do povo negro. Decidimos levá-los à Serra da Barriga, que vai muito além daquilo que muitos conhecem, afinal, o quilombo não foi só Zumbi dos Palmares. E os alunos ficaram encantados ao descobrirem os demais heróis da luta pela causa negra e por respeito à diversidade. O gibi foi uma forma de materializar essa experiência, para que pudéssemos abordar a questão do racismo de forma leve, mas com a atenção que ele requer, e tendo os nossos alunos como protagonistas”, explica a professora Amanda Matias, coordenadora do SCFV.
Aluno da Escola Municipal Arthur Ramos, Flávio Ryan da Silva tem 13 anos e nunca havia visitado a Serra da Barriga. Ele garante que vai guardar para sempre as lembranças de sua passagem pelos mocambos.
“Foi muito legal. Posso dizer até que me tornei outra pessoa. Hoje, conheço a história do Quilombo dos Palmares e dos heróis que lutaram pelo povo negro. Agora, quero seguir estudando a história do povo negro para, quem sabe, escrever um livro”, declara Flávio.
Alcance
Secretária municipal de Assistência Social de Pilar, Mônica Santos destaca o alcance da iniciativa e o apoio do prefeito Renato Filho à campanha Pilar do Preto.
“Temos trabalhado muito para fazer frente não apenas à desigualdade social, mas também para combater o preconceito racial, que, infelizmente, ainda faz vítimas todos os dias, ainda que de forma velada. Nossa campanha cresce a cada ano, aproximando-se cada vez mais das pessoas. E o lançamento da história em quadrinhos é uma demonstração disso, fomentando cada vez mais essa sensação de pertencimento entre nós”, finaliza a secretária.