Maceió, AL

30°C
Clear sky

Começa nesta sexta (19) o Festival de Inverno de Água Branca; veja programação

Ana Carolina, Simone Mendes, Zé Vaqueiro e Zezo são algumas das atrações que fazem parte desta 19ª edição
Shows, gastronomia, artesanato e apresentações folclóricas integram a programação do FIAB 2024 (reprodução)

Começa nesta sexta-feira (19) o Festival de Inverno de Água Branca (FIAB). A 19ª edição do tradicional evento segue até o domingo (21) e abre a primeira etapa do Circuito Alagoano de Inverno 2024.

Shows, gastronomia, artesanato, apresentações folclóricas integram a programação do FIAB 2024. O Festival traz nomes como Ana Carolina, Simone Mendes, Zé Vaqueiro e Zezo.

PUBLICIDADE


Durante o dia, as atividades acontecem no Centro Histórico que contará com uma série de atrações: feira de artesanato e gastronomia, trilhas ecológicas, apresentações folclóricas, culturais e musicais com artistas da terra.

Já os shows noturnos vão acontecer em novo local: a Praça Multieventos, que recebeu investimento em infraestrutura de mais de R$ 4 milhões em recursos próprios, tornando-se o maior espaço público para realização de eventos do Sertão Alagoano.

O local possui uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Os shows no palco principal vão começar a partir das 22h.

Confira a programação dos shows

Sexta-feira (19)

Fabinho Pressão, Zezo, Raí Saia Rodada, Luan Estilizado (À Vontade) e Unha Pintada. Nos intervalos, DJ Vicente.

Sábado (20)

Gau, Ana Carolina e Thiago Freitas. Nos intervalos, DJ Vicente.

Domingo (21)

Mara Souza, Simone Mendes e Zé Vaqueiro. Nos intervalos, DJ Vicente.

O local do evento contará com praça de alimentação, segurança reforçada e atendimento médico disponível ao público em caso de necessidade.

Festival de Gastronomia Quilombola

Dentro da programação cultural do FIAB será realizada a 3ª edição do Festival de Gastronomia Quilombola. A iniciativa acontece por meio da parceria do Sebrae Alagoas e o município de Água Branca.

Com acesso gratuito para o público, das 16h às 22h, a Praça Fernandes Lima situada no Centro Histórico, vai reunir representantes dos seis quilombos água-branquenses que vão comercializar as delícias da culinária afro-brasileira, além de muito artesanato e apresentações culturais.

“Pelo terceiro ano seguido, temos esse apoio do Sebrae Alagoas que promoveu a orientação técnica sobre a produção dos pratos e auxiliou os representantes na formação dos preços. Esse evento vem potencializar e manter a tradição quilombola no município, e é muito importante valorizarmos as raízes do povo água-branquense, além de ser uma forma da geração de renda aos quilombos”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Heládio Cardeal.

Água Branca é o município alagoano com o maior número de comunidades oficialmente reconhecidas como Quilombo. No último censo do IBGE, mais de 10% da população se autodeclarara quilombola, situada na Serra das Viúvas, Moreira de Baixo, Lagoa das Pedras, Barro Preto, Sítio Queimadas e Sítio Cal.

Os quilombos foram regiões ocupadas por negros fugidos dos engenhos e fazenda durante o período de escravização dos povos vindos da África. Estas regiões serviram como lugares de refúgio e resistência ao sistema escravagista.

Ação solidária

De 19 a 21 de julho, durante o Festival de Inverno, o Município estará recebendo doações de alimentos não-perecíveis para fortalecer o Programa Mesa Brasil Sesc, que este ano é parceiro institucional do FIAB.

O Programa Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. Em Alagoas, a trajetória começou no ano de 2003 e atualmente atende mais de 190 instituições. Confira os pontos de arrecadação:

– Entrada da Praça Multieventos – A partir das 22h

– Feira de Gastronomia Quilombola no Centro Histórico – A partir das 16h

Os produtos arrecadados serão transportados aos bancos de alimentos do programa, que ficam localizados em Maceió e em Arapiraca, para que sejam selecionados, embalados, armazenados, refrigerados e disponibilizados para retirada.

Sobre a cidade de Água Branca

A cerca de 308 km da capital alagoana, Água Branca está situada na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca nesta temporada de inverno por seu clima frio.

A sensação térmica pode chegar aos 12° graus em razão da sede da cidade estar localizada em uma serra com altitude de 570 metros acima do nível do mar, considerada a segunda cidade mais alta de Alagoas.

Água Branca está situada na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca nesta temporada de inverno por seu clima frio (fotos: Ascom)

Além das trilhas para os cruzeiros e das cachoeiras que se tornam ativas no inverno, o município conta com atrativos turísticos da grande riqueza da cultura popular, dos casarões construídos no século XIX de estilo barroco e colonial, em destaque a Casa da Baronesa palco do primeiro assalto de Lampião como chefe de bando em 1922.

Destacam-se ainda a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1770 pelo Major Francisco Casado de Melo, e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, edificada pelo Barão de Água Branca em 1871.

A cidade foi fundada em meados do século XVIII pelos irmãos portugueses Faustino Vieira Sandes, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes, e sua emancipação política aconteceu em 24 de abril de 1875.

Programação cultural

Sexta-feira (19)

05h – Trilhas Ecológicas para a Cachoeira do Vai e Vem, Cachoeira do Quebra-Cabeça e Pedra do Vento. Concentração na frente da Igreja Matriz.

09h às 16h – Casa da Baronesa aberta para visitação.

09h às 16h – Apresentação da Banda de Pífano – Centro Histórico.

15h – Voo de parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita.

16h às 22h – Abertura do 3º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca – Sebrae Alagoas – Praça Fernandes Lima (Centro Histórico):

– Apresentação da Banda Filarmônica Santa Cecília

– Feira de Artesanato e Literatura Água-branquense

– Entrega de mudas de Plantas Nativas

– Programa Mesa Brasil Sesc – Ponto de Arrecadação de Doação de Alimentos

– Apresentação da dança tradicional Pastoril de Água Branca.

– Apresentação da dança tradicional Guerreiros de Santa Joana (Sítio Cal)

– Palestra “Projeto MEHASA – Museu Etno-histórico e Arqueológico do Semiárido Alagoano Casa da Baronesa”, por Siloé Amorim (antropólogo da Universidade Federal de Alagoas) e Heládio Cardeal (Secretário de Juventude, Cultura, Turismo e Desporto)

– Apresentação musical com sanfoneiro Genilson Vicente

– Apresentação musical com Manoel Freire

– Apresentação do documentário: “Memórias Vivas de Água Branca”, produzido pela Cooperativa EntreSerras através da Lei Paulo Gustavo

– Apresentação musical com Marcinho do Forró

Sábado (20)

06h – 5ª Trilha de Inverno – Jipeiros. Para mais informações: (82) 99916-6147.

09h às 16h – Casa da Baronesa aberta para visitação.

09h às 16h – Apresentação da Banda de Pífano – Centro Histórico.

15h – Voo de parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita.

16h às 22h – 3º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca – Sebrae Alagoas – Praça Fernandes Lima (Centro Histórico):

– Feira de Artesanato e Literatura Água-branquense

– Entrega de mudas de Plantas Nativas

– Programa Mesa Brasil Sesc – Ponto de Arrecadação de Doação de Alimentos

– Apresentação de grupos de Capoeira Muzenza – Água Branca e Paulo Afonso-BA

– Apresentação da dança tradicional Indígena Kalankó

– Apresentação da Quadrilha Arrocha o Nó do Sítio Maxi, vencedora do 2° Festival de Quadrilhas Juninas de Água Branca

– Apresentação musical com Claudionor Guimarães (Nozinho)

– Apresentação do documentário “Cristo Corre Campo”, dirigido por Lara Araújo

– Apresentação musical com Marciano Hermínio

– Apresentação musical com Cida Mariano e Cuca

19h30 – Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Domingo (21)

08h e 10h – Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

09h às 16h – Casa da Baronesa aberta para visitação.

09h às 16h – Apresentação da Banda de Pífano – Centro Histórico

15h – Voo de parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita.

16h às 22h – 3º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca – Sebrae Alagoas – Praça Fernandes Lima (Centro Histórico):

– Feira de Artesanato e Literatura Água-branquense

– Entrega de mudas de Plantas Nativas

– Programa Mesa Brasil Sesc – Ponto de Arrecadação de Doação de Alimentos

– Apresentação musical com “A Banda”

– Apresentação da dança tradicional São Gonçalo (Sítio Ouricuri)

– Apresentação Musical com Victor Hugo e Fernanda Santos

– Apresentação do documentário “Fauna da Caatinga Alagoana: riqueza e biodiversidade”, produzido por Hugo Santos

– Mostra Audiovisual Cineasta Aurélio Barbeiro, por Sávio Noras

– Apresentação musical com Adriano Raymundo e Daniela Castro

– Apresentação musical com Samuel Silva