Maceió, AL

30°C
Clear sky

Com Heloisa Schurmann, Maragogi promove Mutirão de Limpeza

A velejadora e pesquisadora participa com a família da quarta expedição mundial de conscientização ambiental
Mutirão de Limpeza Voz dos Oceanos foi realizado na praia urbana de Maragogi (fotos: cortesia / Costa dos Corais Convention)

A Prefeitura de Maragogi, a Pousada Camurim Grande e a Voz dos Oceanos – iniciativa liderada pela Família Schurmann para combater a poluição plástica nos oceanos – realizaram nesta quarta-feira (22), na praia urbana do município, o “Mutirão de Limpeza Voz dos Oceanos”.

A atividade contou a participação da velejadora e pesquisadora Heloisa Schurmann e de voluntários da Associação Coração Valente, que reúne mais de 200 idosos.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“Ter, nesse primeiro mutirão com os idosos, a presença da dona Heloísa pra gente foi muito gratificante. Ela tem uma experiência de vida sensacional e nos deu uma palestra de como cuidar do meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Vasconcelos, que também participou das atividades. De acordo com ele, os mutirões vão acontecer mensalmente.

A Voz dos Oceanos (Voice of the Oceans) promove uma grande expedição marítima gerando conscientização sobre a poluição plástica nos oceanos e engajamento social em busca de soluções. A iniciativa tem o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA).

Volta ao mundo

A família começou a navegar em 1984. De lá pra cá foram três voltas ao mundo. O grupo está na quarta expedição, passando pela Costa Rica. Heloísa veio ao Brasil porque inicia, nesta quinta-feira (23), um programa de conscientização nas escolas, com retorno previsto à embarcação no dia 15 de março.

“Desde 1984 que temos notado a mudança que está acontecendo no mar: a invasão dos resíduos plásticos”, alertou Heloisa Schurmann, em entrevista ao radialista Caciano Verçosa, da rádio Maragogi FM, durante o programa 1ª Página – 2ª edição.

“Em 2015, paramos numa ilha maravilhosa, desabitada, longe da civilização, e descemos. Chegamos na praia e, em menos de cem metros, recolhemos 10 sacos de lixo de cem litros com garrafas pet, sandálias, potinhos. E aquilo, cada vez mais, foi nos chocando. Quando voltamos em 2016 ao Brasil, a nossa família disse: ‘nós queremos deixar um legado para as gerações futuras. O que nós podemos fazer?’ Assim nasceu a Voz dos Oceanos. Fazemos um trabalho, principalmente, de conscientização. Temos, também, um lado científico”, acrescentou a velejadora.

Atividade contou a participação da velejadora e de voluntários da Associação Coração Valente, que reúne mais de 200 idosos.

Ao lado dos integrantes da Associação Coração Valente, Heloísa recolheu resíduos ao longo da praia de Maragogi e conversou com banhistas, orientando-os sobre a poluição plástica.

“Esse tempo que estou aqui é muito importante para que as pessoas entendam o que está realmente acontecendo (com os oceanos), que a gente possa divulgar e participar. Eu participo com a mão na massa mesmo! Vou lá catar o lixo, falar com as pessoas que estão na praia. Então, eu participo ativamente”, disse a velejadora.

PUBLICIDADE