O Cine Penedo retomou, nessa quarta-feira (19), as exibições regulares com acesso gratuito, por meio da “Quarta de Cinema Livre”. A iniciativa é da Prefeitura de Penedo, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
“Nós somos uma das poucas cidades do Brasil com cinema funcionando dessa forma, fora do ambiente de shopping center, com sessão gratuita e festival anual. Não é à toa que Penedo foi selecionada pela Unesco para integrar a rede mundial de Cidade Criativa, justamente na categoria cinema. No Brasil, somente Penedo e Santos-SP têm essa condição”, destacou o prefeito do município, Ronaldo Lopes.
A iniciativa que retoma o funcionamento regular do Cine Penedo, reinaugurado em novembro do ano passado, é fruto da parceria entre a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), e a Ufal, por meio do Laboratório Escola de Arte e Cinema.
O Cine Penedo abrirá suas portas para a exibição de filmes permanentemente. De acordo com o Município, muito em breve, produções cinematográficas estarão à disposição do público de quinta a domingo, mediante valor simbólico, exceto na quarta-feira, quando a entrada é gratuita.
“Cineminha”
Maria Eduarda e Adryan Rodrigues estudam na mesma escola e combinaram de ‘pegar um cineminha’ nesta quarta-feira, 19, data da estreia da Quarta de Cinema Livre.
Eles chegaram cedo e assim garantiram lugar entre as 144 cadeiras do Cine Penedo.
O público formado em sua maioria por adolescentes vibrou quando as luzes se apagaram para o início da projeção do clássico infanto-juvenil Harry Porter e a Pedra Filosofal, produção escolhida por votação popular no Instagram da Prefeitura de Penedo.
“É um privilégio grande e uma alegria fazer parte desse engajamento. Penedo é uma cidade do cinema que também começa a receber produções que estão sendo filmadas aqui, servindo como base dos trabalhos que se estendem para a região, movimentando a nossa economia. Somente com o primeiro filme produzido este ano, nós tivemos mais de um milhão de reais gastos em Penedo, dinheiro utilizado principalmente nos serviços que a cidade dispõe e contratando pessoas para trabalhar, inclusive para o elenco”, destaca Jair Galvão, secretário municipal de Turismo e Economia Criativa.
Ele acrescenta ainda que, a princípio, o formato de quatro opções de filme para escolha do público será mantido sobre o que entre em cartaz nas sessões do Quarta de Cinema Livre, iniciativa que já faz história porque marca a retomada regular da exibição de filmes em Penedo.