Maceió, AL

30°C
Clear sky

Casa Museu Graciliano Ramos é reinaugurada em Palmeira dos Índios

Espaço está novamente aberto ao público, após uma década, para contar a história do ilustre escritor alagoano
De portas abertas: Casa Museu Graciliano Ramos volta a receber a visita do público (fotos: Diego Wendric)

A Casa Museu Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, reabriu as portas neste domingo (7). Reinaugurado, o espaço está novamente aberto ao público, após uma década, para contar a história do ilustre escritor alagoano.

A Prefeitura Municipal informou que os projetos museográfico e arquitetônico foram concluídos, além das adaptações, retoques e correções. Os visitantes poderão prestigiar originais de algumas obras, roupas, máquinas de escrever e escritos, além de espaços interativos.

PUBLICIDADE


Os recursos para a revitalização da Casa Museu Graciliano Ramos foram obtidos por meio de parceria do Município com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão”, que contou com contrapartida da Prefeitura de Palmeira dos Índios.

“A perseverança e a vontade de trabalhar de todos os envolvidos nesta revitalização contribuíram para a reabertura da Casa Museu”, afirmou o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar.

Concurso

Durante a solenidade, foram premiados três estudantes da Rede Municipal de Ensino, vencedores do Concurso de Redação, cujo tema foi “Graciliano Ramos: Um cidadão do mundo”.

Casa Museu Graciliano Ramos agora conta com espaço interativo

O certame incentivou a participação dos jovens da comunidade e valorizou a produção literária local.

O espetáculo teatral “Graciliano, Um Brasileiro Alagoano”, encenado pelos atores Chico de Assis e Arilene de Castro, emocionou os presentes, ao contar trechos da vida e obra do escritor alagoano, natural de Quebrangulo, e que foi prefeito de Palmeira dos Índios.