Maceió, AL

30°C
Clear sky

Cartilha explica funcionamento de UTI de hospital em Arapiraca

Produto foi desenvolvido por duas estudantes de enfermagem do Hospital de Emergência do Agreste
Cartilha está disponível para qualquer pessoa interessada, especialmente para os familiares e amigos dos pacientes

Duas alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) produziram uma cartilha com as diretrizes, estrutura e o fluxo de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência do Agreste.

Thais Sousa, de 24 anos, e Aíris Barbosa, de 25 anos, desenvolveram o produto ao perceberem a necessidade de oferecer informações acessíveis aos familiares de pacientes internados na UTI.

PUBLICIDADE


“Queríamos proporcionar uma compreensão mais fácil para os familiares dos pacientes. A ideia é que todos possam compreender o funcionamento do setor e se sintam mais preparados para lidar com a situação de uma internação em UTI”, explicou Thais Souza.

A cartilha está disponível para qualquer pessoa interessada, especialmente para os familiares e amigos dos pacientes. Também está disponível nas portas das UTIs e de outros setores, por meio de QR Code.

“É um requisito para a graduação fazer um projeto de intervenção no ambiente do estágio. Ela tem orientações gerais como a rotina dos profissionais em relação aos cuidados com os pacientes. A gente quis humanizar as informações e deixá-las acessíveis”, afirmou Thais Sousa.

A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, elogiou a iniciativa das estudantes. “Essa cartilha é uma ferramenta valiosa para esclarecer dúvidas e proporcionar um ambiente mais acolhedor para os familiares dos pacientes”, destacou a gestora.