Duas alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) produziram uma cartilha com as diretrizes, estrutura e o fluxo de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência do Agreste.
Thais Sousa, de 24 anos, e Aíris Barbosa, de 25 anos, desenvolveram o produto ao perceberem a necessidade de oferecer informações acessíveis aos familiares de pacientes internados na UTI.
“Queríamos proporcionar uma compreensão mais fácil para os familiares dos pacientes. A ideia é que todos possam compreender o funcionamento do setor e se sintam mais preparados para lidar com a situação de uma internação em UTI”, explicou Thais Souza.
A cartilha está disponível para qualquer pessoa interessada, especialmente para os familiares e amigos dos pacientes. Também está disponível nas portas das UTIs e de outros setores, por meio de QR Code.
“É um requisito para a graduação fazer um projeto de intervenção no ambiente do estágio. Ela tem orientações gerais como a rotina dos profissionais em relação aos cuidados com os pacientes. A gente quis humanizar as informações e deixá-las acessíveis”, afirmou Thais Sousa.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, elogiou a iniciativa das estudantes. “Essa cartilha é uma ferramenta valiosa para esclarecer dúvidas e proporcionar um ambiente mais acolhedor para os familiares dos pacientes”, destacou a gestora.