Maceió, AL

30°C
Clear sky

Baile da Chita: tradição e inovação marcam a 71ª edição da festa

Integrantes do Clube Cultural Recreativo Paulo-Jacintense já trabalharam para tornar a festa marca registrada junto ao INPI
Primeira edição do Baile da Chita aconteceu em 1952 e teve relação direta com o movimento de emancipação política do município (fotos: cortesia/CRP)

O Baile da Chita será realizado neste sábado (29), a partir das 23 horas, no Clube Cultural Recreativo Paulo-Jacintense (CRP), em Paulo Jacinto, a 110 km de Maceió. A Orquestra Golden Time e a cantora Kátia Di Tróia são as atrações da festa.

Tradição e inovação são as marcas desta 71ª edição, que teve sua rainha escolhida pelas redes sociais. Os organizadores da festa, que integram o Clube Cultural Recreativo Paulo-Jacintense, já trabalharam para torná-la uma marca registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) .

PUBLICIDADE


A primeira edição do Baile da Chita aconteceu em 1952 e teve relação direta com o movimento de emancipação política do município, que possui pouco mais de 6,5 mil habitantes.

“O Baile da Chita tá fazendo 71 anos e se confunde com a história do Município, haja vista que o Baile deu origem à cidade, ou seja, a cidade nasceu do Baile”, conta Elvis Pereira, que integra a comissão organizadora do evento, promovido pelo Clube Cultural Recreativo Paulo-Jacintense, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Tradicional Baile da Chita, em Paulo Jacinto, tem 71 anos de história

“Sua primeira edição foi em 1952, quando Zefinha Barbosa, José Aurino de Barros e outros amigos se uniram para arrecadar fundos e pagar os advogados que iriam pleitear a emancipação de Paulo Jacinto, que pertencia a Quebrangulo. Foi aí que tiveram a ideia de fazer uma festa privada para as pessoas pagarem a entrada, gerando fundos para a causa da emancipação”, acrescenta Elvis Pereira.

Ele recorda que a Chita era o tecido mais utilizado da época, usado para a feitura dos trajes e que depois passou a integrar a decoração do salão de festa, dando origem ao nome do Baile, que foi tombado em 2015 como o 6° Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Imaterial do Estado de Alagoas, por meio da Lei n° 7.20.

Marca

Elvis Pereira conta que o clima na cidade é de expectativa para a realização da 71ª edição do Baile da Chita. A festa atrai caravanas de Alagoas e de outros estados, movimentando a economia.

“O Baile da Chita é a maior festa de Paulo Jacinto. A expectativa do comércio local é a melhor possível, pois tanto os munícipes, quanto os visitantes movimentam a economia, fazendo suas compras nas lojas, bares, restaurantes e se instalando nas pousadas e casas de aluguel”, relata, acrescentando que a comissão organizadora espera recorde de público para esta edição.

“A procura por mesas e ingressos individuais está sendo constante e muito grande. O Baile da Chita vai se tornar uma marca. Vamos buscar o registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)”, revela Pereira.

Consultado pelo Alagoas Notícia Boa (ALNB), o CEO da RC Marcas e Patentes e mestre em Propriedade Intelectual (PROFNIT/UFAL), Rodrigo Carvalho, explica que a vantagem de ser ter um evento protegido como marca junto ao INPI é que o torna único e exclusivo em todo o território nacional.

“O nome da marca e os elementos figurativos que a compõe vão ficar protegidos como sendo únicos e exclusivos em todo o Brasil. A proteção tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogada por tempo indeterminado. A marca entra como um bem intangível, ou seja, é um patrimônio imaterial que fica protegido pelo titular”, explica.

“O registro impede que terceiros possam usar nomes que sejam iguais ou parecidos tanto na fonética como na escrita. Terceiros não vão poder utilizar o nome se não tiverem a autorização do titular da marca, sob pena de ação judicial”, acrescenta.

Rainha do Baile, Myrelle Rayane foi escolhida em votação popular pelo Instagram

E o Baile da Chita já tem a sua rainha. É Myrelle Rayane, que será apresentada durante o evento. Ela receberá a faixa de Carla Renata, eleita na edição anterior. Neste ano, a votação aconteceu por meio de enquete no Instagram.

Serviço

O quê: 71ª edição do Baile da Chita

Onde: Clube Cultural Recreativo Paulo-Jacintense, Paulo Jacinto/AL

Quando: Sábado, 29 de julho, a partir das 23 horas

Ingressos: R$ 40 (individual) e R$ 200 (mesa)

Mais informações: (82) 99978-1040