Maceió, AL

30°C
Clear sky

Aromas da Serra: gastronomia mediterrânea e sossego em Mar Vermelho

Pousada é uma das seis catalogadas pelo Município alagoano, que desponta para o turismo tendo o frio como atrativo
Pousada encanta pela tranquilidade em meio à região serrana de Mar Vermelho (fotos e vídeo: Severino Carvalho)

Instalada na zona rural de Mar Vermelho, a pousada Aromas da Serra é um convite à contemplação da natureza e a uma viagem gastronômica à Europa, sem tirar os pés de Alagoas.

O estabelecimento é administrado com desvelo pelos proprietários: o casal Jurj e Maria Cristina Hassentein; ele suíço, ela alagoana, de Maceió. Conheceram-se no Rio de Janeiro e foram morar na capital alagoana, onde montaram uma indústria de embalagens, prestes a completar 30 anos.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A fábrica continua a todo vapor, mas o casal decidiu desacelerar e hoje embala sonhos nas serras de Mar Vermelho, longe do agito da capital. A tranquilidade que escolheram para si, em meio à natureza, é compartilhada com os hóspedes num lugar encantador.

“Jurj é suíço e queria um lugar onde pudesse sentir frio, onde ele tivesse uma lareira. Adquirimos a pousada de uma médica, que a colocou à venda. Foi feita toda uma reestruturação. Em 2017, iniciamos a construção e começamos a funcionar em 2019”, recorda.

Cristina: “A gente brinca com os temperos: faz um pão que leva lavanda, alecrim na massa”

E compartilhar por aqui é mesmo a palavra de ordem. A pousada segue os princípios das cidades do bem viver, na Itália, que valorizam a vida em comunidade. Jurj e Maria Cristina contratam a mão de obra local e adquirem víveres produzidos ali mesmo, nas pequenas propriedades rurais das cercanias. Geram oito empregos diretos no empreendimento.

“As cidades do bem viver foram criadas, desenvolvidas, justamente nos pós-guerra. Depois da guerra, a comunidade teve de se reinventar. Elas hoje têm 55 conceitos. Isso me encantou muito porque você vive e os outros também”, cita Maria Cristina.

Na horta em forma de mandala instalada no terreno da pousada, eles cultivam hortaliças, legumes e ervas aromáticas, tudo de forma natural, livre de agrotóxicos. Os hóspedes podem conhecer o processo de cultivo e colheita dos alimentos. Buscam, assim, promover a sustentabilidade e o consumo consciente.

Hortaliças, legumes e ervas aromáticas são cultivadas na horta em forma de mandala

Do terraço, sai boa parte dos ingredientes da culinária mediterrânea adotada pela Aromas da Serra.

Maria Cristina pontua que a dieta mediterrânea caracteriza-se pelo consumo de uma quantidade de alimentos de origem vegetal, por alimentos pouco processados e de produção local tais como: frutas, vegetais, hortaliças, grãos e nozes; também pães e cereais. As frutas frescas são usadas para elaboração de sucos, geleias e outras sobremesas.

Aromas da Serra possui oito chalés à disposição dos hóspedes

“Trata-se de uma comida mais leve e a gente focou na pessoa idosa, porque a gente queria mostrar essa culinária e mudar um pouco os hábitos. Então a gente serve chá com uma mistura maravilhosa de especiarias e oferece”, conta Cristina, que morou nove anos na Suíça.

“Para o jantar, todas as massas e pães são feitos aqui. A gente brinca com os temperos: faz um pão que leva lavanda, alecrim na massa. E a gente oferece essa culinária completamente diferente, leve, aromática. Isso encanta. Também temos os vinhos pra fazer essa harmonização”, acrescenta.

Massas são produzidas artesanalmente na própria pousada (foto: Aromas da Serra)

A pousada oferece também experiências como a Taberna do Monge, inspirada nesses ambientes medievais; e a Noite da Fogueira, em que os hóspedes se reúnem para degustar as delícias da gastronomia mediterrânea, acompanhadas de vinho e da boa música.


Acomodações

A Aromas da Serra tem acomodações de baixa densidade. São apenas oito chalés: Luxo Vip (1), Luxo Varanda (1) e Standard (6).

“A arquitetura é bem rústica, bem simples, mas que dá aconchego”, descreve Cristina.

Instalações do Chalé Luxo Varanda da Pousada Aromas da Serra

A pousada trabalha com reservas a partir de três diárias e as tarifas variam de R$ 784 a R$ 1.705, a diária.

A Aromas da Serra é uma das seis pousadas catalogadas pela Secretaria Municipal de Turismo de Mar Vermelho, município alagoano que desponta para o turismo, como mostrou o Alagoas Notícia Boa (ALNB) na reportagem especial: O frio que aquece o turismo no Mar Vermelho de Alagoas.

Eu acho que Mar Vermelho tem um potencial muito especial, muito grande. Mar Vermelho está iniciando, se acordou para o turismo. É um outro destino, porque só se conhecia em Alagoas o destino de praia”, conclui Cristina.

Serviço

Pousada Aramos da Serra

Mar Vermelho, Alagoas (clique aqui e abra o mapa)

Instagram: @pousadaaromasdaserra

Telefone para reservas e WhatsApp: (82) 9 9326-0415

PUBLICIDADE