Arapiraca venceu o 2º Prêmio “Saúde Reprodutiva para tod@s: acelerando o compromisso”, concedido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O trabalho é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e consiste no serviço de inserção de DIU para mulheres que vivem com HIV. A cerimônia de premiação aconteceu durante a 37ª edição do congresso, realizado em Goiânia (Goiás), de 16 e 19 deste mês.
Idealizado pela enfermeira Aruska Magalhães em parceria com o CTA, o projeto representou Arapiraca na mostra “Brasil, aqui tem SUS”, após vencer em primeiro lugar no Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), realizado em Piranhas, Sertão de Alagoas.
“Foi muito emocionante viver essa experiência no maior congresso latino-americano de Saúde. Eu também estou muito feliz por levantar a bandeira em defesa dos direitos das nossas mulheres, em especial as que vivem com HIV, e do nosso SUS, um serviço de qualidade para a cidade de Arapiraca”, comemorou a enfermeira.
A secretária Jackelline Barbosa declarou a honra que sente por fazer parte da Saúde de Arapiraca. “Nossa Saúde é reconhecida estadual e nacionalmente, então é imensurável o orgulho que a gente sente dessa equipe, que realiza seu trabalho sempre com excelência”, celebra.
Arapiraca foi representada pela enfermeira Aruska Magalhães, da superintendência de Vigilância em Saúde, Maria Salésia, da superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, e Nathália Araújo, e da superintendência de Gestão, Macielma Souza.