Maceió, AL

30°C
Clear sky

Arapiraca supera 100% de cobertura vacinal contra poliomielite

Meta era vacinar 13.708 crianças, mas foram imunizadas 13.916, o que representa uma cobertura vacinal de 101,5%
Campanha de vacinação foi encerrada no último dia 30 de setembro, com a mobilização dos servidores e de todas as unidades básicas de saúde (foto: Ascom Arapiraca)

O município de Arapiraca superou a meta de imunização contra o vírus causador da paralisia infantil. A campanha de vacinação foi encerrada no último dia 30 de setembro, com a mobilização dos servidores e de todas as unidades básicas de saúde.

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Mônica Suzy, a meta era vacinar 13.708 crianças com idade entre 1 a 5 anos. Mas foram imunizadas 13.916, o que representa uma cobertura vacinal de 101,5%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

PUBLICIDADE


“Os números mostram que estamos no caminho certo, com as práticas assertivas na proteção de nossas crianças e da população de Arapiraca”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa, parabenizando todos os profissionais de saúde e servidores do município.

A importância de vacinar

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que as sucessivas quedas nos índices de alcance da vacinação contra a poliomielite podem levar o Brasil a voltar a ter registros da doença.

A cobertura vacinal em solo nacional está abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 95%. Fora desse patamar, a população não pode ser considerada protegida.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus selvagem responsável por diversas epidemias no Brasil e no mundo. Ela pode provocar desde sintomas como os de um resfriado comum a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível, principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade.