A Secretaria de Agricultura de Arapiraca projeta safra de 250 toneladas de milho verde numa área plantada de 165 tarefas. A Prefeitura tem apoiado os produtores com oferta de grãos e aragem de terras.
A expectativa é que haja colheita de até 25 mil espigas por hectare, em propriedades situadas, por exemplo, na Vila Bananeiras, povoados Piauí, Peleve Velho, Bálsamo, Laranjal e Cangandu.
Com a proximidade dos festejos juninos, a tendência é que haja aumento da procura pela “mão de milho”, que corresponde a 50 unidades (espigas) e cuja revenda deve variar entre R$ 40 e R$ 50 reais.
250 toneladas de milho
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, o engenheiro-agrônomo Josimar da Silva, estima que a produção deste ano em Arapiraca deve atingir até 250 toneladas de milho verde.
O produtor rural Valdemir do Piauí é um dos que se mostram otimistas com a possibilidade de colheita dentro da expectativa. Ele teve apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Em um mês do lançamento do programa, houve aragem de mais de 2 mil tarefas de terras, beneficiando centenas de pequenos e médios produtores do município.
Fortaceler agricultura familiar
“Vamos fortalecer a agricultura familiar e ajudar o homem e a mulher do campo a produzir mais e aumentar sua renda familiar“, destacou o secretário de Agricultura Genivaldo Oliveira.
Arapiraca abastece 30% de toda a demanda pelo grão em Alagoas, que é de aproximadamente de 500 mil toneladas, segundo informações divulgadas pela Prefeitura local.
A Prefeitura vem ampliando as ações de apoio aos agricultores familiares de Arapiraca por meio do Termo de Cooperação com a União das Associações Comunitárias de Arapiraca (Unamaa).