Maceió, AL

30°C
Clear sky

Arapiraca insere repente e cordel em dez escolas municipais

Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas é parceira da Prefeitura; objetivo é manter viva tradições regionais
Repentistas em sala de aula: tradição regional nas escolas de Arapiraca

Inserir a cantoria de viola em sala de aula e incentivar a manutenção de tradições regionais. Eis o objetivo do projeto “Poetas nas escolas de Arapiraca”, da Secretaria de Educação de Arapiraca.

A manutenção do pertencimento das tradições regionais utilizando as linguagens oral, sonora, verbal e corporal, através do repente e suas características, também faz parte do projeto.

PUBLICIDADE


Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Carmem Ferreira, no Residencial Agreste, já foram beneficiados pelo projeto e se deliciaram com a cantoria do mestre Elias Procópio de Lima.

Magia da literatura de cordal

“Poder levar toda essa magia da literatura de cordel e do repente para essas crianças é algo inexplicável”, destacou Elias Procópio, da Associação de Violeiros e Trovadores de Alagoas.

O projeto leva em consideração o fato de o Nordeste ser um grande celeiro cultural com tradicionais movimentos artísticos, que abrangem a literatura, música, artes plásticas e poesia.

A Prefeitura municipal firmou parceria com a Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas (AVTA), cujos integrantes vão à sala de aula nas seguintes escolas:

– Escola Divaldo Suruagy
– Escola Djalma Matheus Santana
– Escola José Pereira Sobrinho
– Escola Maria Cleonice
– Escola José Clebson
– Escola Pedro Correia das Graças
– Escola Carmem Yolanda Alves Ferreira
– Escola Monsenhor José Soares
– Escola João Batista
– Escola João Saturnino de Almeida
– Arapiraquinhas dos bairros Canafístula e Primavera