O município de Arapiraca foi o vencedor na categoria “Saúde e Bem-Estar” do “Prêmio Band Cidades Excelentes 2024”. O anúncio da premiação foi feito em Brasília (DF), nesta segunda-feira (1/7).
Arapiraca foi à fase final e disputou o prêmio com as cidades de Chapecó (SC) e Umuarama (PR), na categoria cidades com mais de 100 mil habitantes.
A secretária Rafaela Albuquerque, que representou o prefeito Luciano Barbosa na solenidade, reforçou que é um orgulho representar o prefeito Luciano Barbosa na entrega do prêmio.
“Celebramos uma conquista que representa a excelência de uma gestão comprometida com a saúde pública e da força de trabalhadores e trabalhadoras da saúde dedicados”, afirmou Rafaela.
O prefeito Luciano Barbosa parabenizou toda a sua equipe por mais essa conquista e reconhecimento de um trabalho dedicado à melhoria da qualidade de vida dos arapiraquenses.
“Nesse centenário de Arapiraca, estamos sendo reconhecidos nacionalmente em diversas áreas pelo modelo de gestão responsável e voltada para resolver os problemas de nossa cidade”, afirmou o gestor.
Luciano Barbosa dedicou o prêmio “ao povo da minha terra e a todos os servidores comprometidos com a cidade de Arapiraca”
Arapiraca já já recebeu prêmios de prefeito amigo da criança, de gestão fiscal responsável, de mobilidade urbana com a ciclovia do trabalhador e de cidade verde, por exemplo.
Critérios par premiação
A quarta edição do prêmio é uma iniciativa da Rede Bandeirantes de Televisão (Rede Band), com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Instituto Aquilla, que fez o levantamento dos critérios para avaliação dos municípios.
Os critérios de avaliação foram definidos com base no desempenho das gestões municipais, nos seguintes eixos:
1) Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
2) Educação
3) Saúde e Bem-Estar
4) Infraestrutura e Mobilidade
5) Sustentabilidade
6) Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
Arapiraca foi avaliada com base no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, que, através de 72 indicadores estruturados a partir de fontes públicas, consolida os índices de desenvolvimento atingidos por cada município, baseados na evolução obtida no quadriênio 2021-2024.