O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) está em todas as 39 unidades básicas de saúde de Arapiraca, o que tem contribuído para agilizar o serviço oferecido à população.
A completa digitalização dos postos foi atingida em 2023. O volume de produção do PEC saltou, então, de 25 mil, em 2022, para mais de 40 mil, em 2023. Aumento de mais de 60%.
Outro avanço foi a implantação do Hórus, sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, que permite, de forma on-line, o controle de estoque dos medicamentos.
Gerenciamento de medicamentos
Assim como o PEC, o sistema está disponível nas farmácias de todas as 39 UBS do município. As unidades de saúde também foram reequipadas com equipamentos de informática.
Em parceria com o Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO), foram criadas ferramentas de monitoramento do serviço de distribuição de órteses, próteses, etc.
A transformação tecnológica na Atenção Primária é resultado dos investimentos de mais de R$ 2 milhões ao longo de 2023 com recursos do erário municipal.
Monitoramento de próteses
O Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO) também desenvolveu ferramentas de monitoramento do serviço executado, bem como a do gerenciamento de órteses, próteses, etc.
A Prefeitura projeta a execução de um portal digital que incluirá informações sobre os serviços oferecidos, além de marcação de exames via Whatsapp ou o aplicativo Meu SUS Digital.
Também serão implantados uma Sala de Situação em parceria com a Vigilância Sanitária, criação de um sistema de gestão de leitos, o sistema de prontuário nas Unidades Especializadas e outros avanços.