Maior Área de Proteção Ambiental terrestre de Alagoas, a APA de Murici celebrou 28 anos de existência. Para celebrar a data, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Save Brasil, Fundação Cultural Palmares e órgãos parceiros promoveram, na sexta-feira (11), o #VemPassarinharPalmares.
A experiência de ciência cidadã, turismo e educação ambiental foi realizada no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares. O objetivo: proporcionar uma vivência de observação de aves, além de estimular a conscientização sobre a biodiversidade da região e destacar a importância histórica e cultural do local.
A gestora da APA de Murici e assessora técnica do IMA/AL, Rikelle Costa, destacou o simbolismo da data e do local de celebração. Segundo ela, a Serra da Barriga é um espaço estratégico para a conservação ambiental e atua como um importante corredor ecológico.
“A Serra da Barriga tem uma grande importância na conservação ambiental. Eles vêm desenvolvendo um trabalho bacana frente à preservação e à conservação aqui do espaço, que também serve de corredor ecológico para a APA de Murici, possibilitando que os animais que estão lá também possam transitar por esses fragmentos de Mata Atlântica que existem aqui”, afirmou Rikelle.
Criada em 1997, a APA de Murici é a maior Área de Proteção Ambiental terrestre do Estado de Alagoas, tanto em extensão quanto em número de municípios abrangidos.
Possui uma área de 132.833 hectares (1.328,33 km²), incluindo partes dos municípios de Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras.
Passarinhada
Com binóculos, guias e orientação técnica, os participantes puderam avistar cerca de 20 espécies de aves. Entre elas, o Carcará, Sabiá e Pica-pau.
A atividade foi conduzida pela equipe da Save Brasil, que atua na região desde 2004, com ações voltadas para a conservação da Mata Atlântica em Alagoas e Pernambuco.
Aline Bezerra, coordenadora do projeto Mata Atlântica do Nordeste pela Save Brasil, celebrou o resultado da ação.
“Promovemos aqui no Parque Memorial Quilombo dos Palmares a primeira passarinhada, que aconteceu junto com o conselho gestor da APA de Murici. Esse foi um evento muito importante para observar a fauna local, mas também para que pudéssemos discutir a observação de aves como uma ferramenta para o turismo, a ciência cidadã e a educação ambiental”, disse ela.
“A observação de aves promove a sensibilização e faz com que as pessoas se sintam mais próximas da natureza, além de promover bem-estar e qualidade de vida”, completou Aline.