A segunda edição do Festival de Velas de Maragogi vai acontecer de 25 a 29 de novembro deste ano. O anúncio foi feito durante o pré-lançamento do evento, ocorrido nessa terça-feira (25) na Pousada Camurim Grande. Participaram a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga; o prefeito do município, Fernando Sérgio Lira; o presidente da Associação Alagoana de Windsurf (AAWS), Marcelo Lacerda; e representantes do trade turístico.
Durante o pré-lançamento, Ricardo Conde, membro da ABWS, apresentou os números da edição anterior, realizada no ano passado em Maragogi, e que foi considerada um sucesso. A competição contou com 200 velejadores nacionais e internacionais inscritos e movimentou cerca de 5 milhões. De acordo com ele, a expectativa para este ano é superar esses números.
“A intenção é atrair mais velejadores e ainda incluir uma travessia de veleiros de oceano vindos de Recife e de Maceió, que ficarão aportados aqui em Maragogi por um dia. Além disso vamos realizar uma arena com várias atividades para a comunidade local e uma feira de exposições de artesanato e equipamentos náuticos. Teremos também boat show, quadras esportivas, shows musicais, encontro de food trucks, distribuição de mudas e várias outras atividades”, relacionou Conde, um dos organizadores do evento.
“O interesse é que o evento deixe um forte legado para a comunidade local”, acrescentou.
A Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o trade turístico, representado pelo Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau (CCC&VB), garantiram todo o apoio para a realização da segunda edição do Festival de Velas de Maragogi.
“Temos a melhor raia do Brasil para esse evento e uma das melhores do mundo, isso dito pelos próprios velejadores”, destaca o hoteleiro Luiz Cláudio Gonçalves, o “Lula”, presidente do Conselho Curador do CCC&VB.
“A segunda edição ocorrerá na segunda quinzena de novembro por se tratar do melhor período para a incidência de vento, um dos fatores fundamentais para que o evento tenha sucesso”, acrescentou Lula.
Números robustos
A edição do ano passado apresentou números positivos e robustos para o Destino Maragogi, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. Além disso, o evento gerou mídia espontânea em veículos de comunicação e nas redes sociais.
“Foram 40 milhões de pessoas atingidas com o nome e conceito Maragogi”, revelou Conde.
Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Vasconcelos, o Festival de Velas se consolida como importante evento fomentador de fluxo turístico para o Destino Maragogi e, consequentemente, para a Costa dos Corais.
“No ano passado, recebemos vários atletas de renome nacional e internacional. A gente tem buscado diversificar a nossa estratégia de promoção do destino e uma delas é através de eventos como esse, que gera mídia muito positiva para o Destino, além de fomentar a atividade turística”, destacou Vasconcelos, que participou do pré-lançamento, ao lado do titular da Pasta de Eventos, Wagner Lira.
Apoio
Também presente ao pré-lançamento, a presidente do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Carvalho, reafirmou o apoio da entidade ao Festival de Velas de Maragogi.
“O Convention apoia o evento desde a primeira edição, através de cortesias de hospedagens aos atletas e descontos em nossos hotéis associados. Esse ano, levamos o projeto para a secretária Bárbara, que prontamente aceitou e já anunciou que teremos o apoio financeiro do Governo do Estado. Esse é o papel institucional que o Bureau faz para fomentar esse evento, que está indo para a sua segunda edição”, comemora Ana Carvalho.
A secretária de Estado do Turismo disse que apoiar o Festival de Velas de Maragogi é mais uma grande ação do Governo de Alagoas, que tem como objetivo consolidar o turismo como grande mola propulsora da economia, inclusive no segmento de negócios e eventos.
“Esta competição traz atletas do mundo todo, que atuam como grandes propagadores do destino na medida em que divulgam a competição, a viagem e, consequentemente, os atrativos daqui. A edição passada já foi um sucesso, com repercussão na mídia nacional e internacional, e este ano não será diferente. Com o nosso apoio, vamos garantir que o festival aconteça e seja ampliado, beneficiando não só os competidores e turistas, mas toda a comunidade local com geração de emprego e renda”, ressaltou a secretária.