O projeto Sesc Ler fortaleceu o protagonismo literário de alunos em Arapiraca e Teotônio Vilela, no Agreste de Alagoas, com o lançamento de livros que eles escreveram e ilustraram, durante atividades em sala de aula.
“Elas elaboraram seus textos com criatividade. O que apresentamos reflete o impacto positivo de ações educacionais que valorizam o potencial de cada aluno e reforçam o papel transformador da educação”, afirmou Taciana Lira.
Ela coordena o projeto de incentivo à leitura do Serviços Social do Comércio (Sesc) nas duas cidades do Agreste, em parceria com o projeto Estante Mágica, que transforma em livros histórias e ilustrações produzidas pelos alunos.
Sessão de autógrafos
Para celebrar a produção literária dos alunos, houve organização de uma sessão de autógrafos, prestigiada por educadores e familiares em geral. A iniciativa é considerada um marco no desenvolvimento educacional dos estudantes.
Para Maria Jaciclede, mãe da aluna Laura Mikaely, uma das participantes do projeto, o impacto foi significativo.
“Esse projeto ajudou minha filha no desenvolvimento da escrita, da leitura e até mesmo na interação com os colegas. Em casa, ela adora pegar os livros e me perguntar se pode ler para mim”, afirmou Maria Jaciclede, mãe de Laura Mikaele.
Foco no ensino fundamental
O Criar Sesc oferece atividades de educação ampliada gratuitas para estudantes do Ensino Fundamental I, com idade entre 6 e 12 anos e renda familiar bruta de até dois salários mínimos.
Mantido com recursos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), o Criar Sesc oferece aos alunos acesso a fardamento, lanche, material escolar e atividades nas áreas da saúde, cultura e lazer.