Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez é garantia de diversão e de aprendizagem para os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, Campus Palmeira dos Índios, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Eles estão promovendo amistosos quinzenais, cujas inscrições permanecem abertas.
Os amistosos de xadrez acontecem às sextas-feiras, no Laboratório de Aprendizagem e Ensino em Matemática (LAEM).
A professora e doutora Natércia de Andrade ressalta que o xadrez é excelente para o desenvolvimento do processo cognitivo dos estudantes, da aprendizagem de lógica, aritmética, geometria e álgebra, potencializada durante a prática do jogo.
“É uma forma de deixar a matemática mais próxima da sociedade”, destaca a professora.
Os amistosos tiveram início no dia 10 de março, entre as aulas do turno vespertino e noturno, e terão continuidade até o final do ano letivo. Os docentes do curso também participam do torneio.
“Aqueles que tinham mais experiência no jogo demonstravam seu domínio, enquanto os novatos se esforçavam para aprender novas estratégias. As jogadas eram analisadas em conjunto, gerando discussões acaloradas sobre as possibilidades de cada movimento. Foi uma tarde divertida e enriquecedora, que uniu o amor pela matemática e pelo xadrez”, relatou Natércia, sobre as primeiras partidas.
Para participar dos amistosos de xadrez, basta entrar em contato com os alunos que organizam os jogos, por meio dos números 82 9922-7175 (Alice Leite) e 82 9999-8530 (Wellington Gonçalves).