Vinte agentes de viagens conheceram, nesse sábado (21), o potencial turístico do município de Viçosa, localizado no Vale do Paraíba alagoano, a 86 km de Maceió. O famtour foi uma iniciativa da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e do Sebrae Alagoas.
Os agentes conheceram equipamentos hoteleiros e os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da cidade que possui 193 anos de história.
“Nosso objetivo é mostrar não só as belezas naturais, que já são riquíssimas no município, mas também o acervo cultural, histórico e gastronômico. Essa ideia surgiu devido a uma demanda nossa de atendimento do Sebrae Alagoas, vindo através de algumas empresas que já são do município, entre elas restaurantes, pousadas, hotéis; e percebemos a importância de trazer o mercado turístico mais para perto”, conta Luciana Calheiros, agente de viagens e consultora credenciada ao Sebrae Alagoas.
O prefeito de Viçosa, João Victor, e a secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa, recepcionaram os agentes de viagens na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Firmino Maia, de onde iniciaram o roteiro de visitas.
“Estamos recebendo as agências de turismo aqui do nosso estado para que a gente possa vender o nosso destino aos turistas com o objetivo de fomentar o nosso turismo, a nossa economia, e, consequentemente, gerar mais emprego e mais renda para a nossa gente”, destacou João Victor, ao lado do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (Abav/AL), Samuel Silva.
Ele parabenizou a gestão municipal pela sensibilidade em reconhecer a importância do agente de viagens no processo de comercialização e de promoção dos destinos e dos produtos turísticos.
“Isso é o reconhecimento do turismo, que hoje é uma das principais atividades econômicas que mais promovem o desenvolvimento social. Cada turista que chega a uma cidade envolve, pelo menos, uns dez serviços em volta daquela presença dele na cidade. Então a economia do município pode ser muito movimentada a partir do turismo”, observou Samuel Silva.
Potencial
Com uma rede hoteleira que vem se consolidando ao longo dos anos, Viçosa possui cerca de 500 leitos, em hospedagens que ofertam diferentes experiências, desde pousadas, localizadas no Centro Histórico, até hotéis-fazendas.
A rede de bares e restaurantes é outro atrativo que se destaca, garantia de boas experiências gastronômicas. Um ponto forte do município é o ecoturismo. São três cachoeiras, sendo uma considerada a mais bela do estado: a Cachoeira do Anel, que atrai, cada vez mais, um número maior de visitantes.
“Estive pela primeira vez em Viçosa e fui surpreendido pelo potencial da cidade, que é muito forte na área da gastronomia, da cultura e do ecoturismo”, avaliou o agente de viagens Joselito Ferreira, que participou do famtour.
No roteiro de visitas, o grupo conheceu, entre outros atrativos, a Casa da Cultura, a feira livre do município, a Fazenda Baixa Funda, a Cachoeira do Anel, o Museu do Vô, o Balneário Marambaia, a Casa do Mestre Bia, a Padaria do Creso e o povoado quilombola do Sabalangá.
“O grande objetivo do famtour é você levar o agente de viagens para que ele conheça o produto, teste o produto, tire suas dúvidas e depois comercialize amplamente trazendo seus grupos. E a nossa ideia é trazer isso para Viçosa”, conclui Luciana Calheiros.