O 3º Festival de Velas de Maragogi teve início nessa sexta-feira (01) e segue até a próxima segunda (04) na Praia de Burgalhau, Litoral Norte de Alagoas. A competição reúne mais de 200 atletas de várias partes do Brasil e do mundo. Nesta edição, o evento se destaca pela realização de ações solidárias e sustentáveis.
Os velejadores competem em oito modalidades: Formula Windsurf, Formula Foil, IQ Foil, Kitesurf, Raceboard, Wingfoil, Slalon e Jangadas.
A solenidade de abertura contou a presença do idealizador do evento, o hoteleiro Marcelo Lacerda; da presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Maria Carvalho; do secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos; do prefeito eleito de Maragogi, Daniel Vasconcelos; dentre outras autoridades.
Ação solidária
Nesta edição, 10% dos valores arrecadados com as inscrições serão destinados aos projetos de reconstrução do Rio Grande Sul, estado fortemente castigado pelas enchentes, ocorridas entre abril e maio deste ano.
O evento conta com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); da Prefeitura de Maragogi e do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB).
“Julgamos importante o evento para o destino, pois fomenta a vinda de novos turistas para a Costa dos Corais, devido a visibilidade que o festival proporciona, como também estimula a promoção do segmento esportivo, além de nossa vocação nata que é o turismo de sol e mar”, avalia Ana Carvalho.
Sustentabilidade
A assessora de promoção turística e sustentabilidade do CCC&VB, Roberta Carvalho, destaca a importância das ações promovidas pelo Festival de Velas que envolvem a comunidade local, a exemplo do Espaço Sustentabilidade.
“É o segundo ano que realizamos o Espaço Sustentabilidade no Festival de Velas. E falar sobre Sustentabilidade em um evento turístico é dar destaque a questão socioambiental, mostrando a responsabilidade de todos envolvidos com o destino. Além de uma oportunidade de informar e sensibilizar cidadãos sobre uma temática tão importante, como o meio ambiente, despertando nas crianças um olhar diferente para o turismo sustentável”, pontuou Roberta Carvalho.
Cerca de mil crianças das escolas das redes municipal e estadual de ensino passarão por lá para participar de oficinas, rodas de conversa e visitas a ambientes que proporcionam informação e sensibilização sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e seus ecossistemas.
O Espaço Mar, ambiente criado dentro do Beach Club Pontal do Maragogi, parceiro do evento, também promete atrair muitos visitantes com informações sobre a APA Costa dos Corais, maior unidade de conservação costeira marinha do Brasil, na qual está inserido Maragogi e todo o Litoral Norte de Alagoas.