Maceió, AL

30°C
Clear sky

1º FEPESQUI debate Pesca e Aquicultura no Baixo São Francisco

Realizado em Penedo, evento oferta palestras, oficinas e mesas redondas para mais de 120 participantes
Feira tem a finalidade de apresentar os avanços nas áreas da pesca e aquicultura (fotos: cortesia)

Aberta na quarta-feira (27) em Penedo, a l Feira de Pesca e Aquicultura no Baixo São Francisco (I FEPESQUI) prossegue nesta sexta (29), último dia do evento. A iniciativa é dos alunos e professores do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Unidade Penedo.

“Com a finalidade de apresentar os avanços nas áreas da pesca e aquicultura, o I FEPESQUI busca discutir, apontar problemas, encontrar soluções e fortalecer a cadeia produtiva, além de promover o desenvolvimento socioeconômico e atividades sustentáveis no Baixo São Francisco”, explica o professor Cláudio Sampaio.

PUBLICIDADE


A Feira oferta palestras, oficinas e mesas redondas para mais de 120 participantes, entre alunos, pescadores, professores, gestores públicos e empresários.

Foram discutidos temas relevantes como licenciamento ambiental, legislação, criação de peixes em tanques-redes, políticas públicas, carcinicultura, empreendedorismo, participação da mulher na Engenharia de Pesca, segurança alimentar, pesca artesanal e inclusão do pescado na merenda escolar.

Disciplina

Cláudio Sampaio informa que a realização do I FEPESQUI faz parte da disciplina de Atividades Complementares de Extensão VII (ACE VII) do curso de Engenharia de Pesca da Ufal Penedo.

“A disciplina ACE VII tem como objetivos abranger a Ufal para além de suas salas de aula e laboratórios de pesquisa, conectando-se com as comunidades, estimulando a troca de saberes da pesca e aquicultura. A extensão é a forma de articulação entre a Universidade e a sociedade por meio de diversas ações práticas e envolventes”, pontua o professor.

O evento é realizado na Casa de Aposentadoria, na Praça 12 de Abril e no Porto das Balsas, às margens do São Francisco; conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Penedo e da Federação de Pescadores do Estado de Alagoas, dentre outros parceiros.

Participação da mulher na Engenharia de Pesca foi um dos assuntos apresentados

Além da programação técnico-científica diversificada, esta sexta-feira (29) reserva, ainda, atividades como Workshop, Mesa Redonda, Exposição e Feira de Artesanato e Ciências, Monitoramento da Qualidade da Água do Rio São Francisco (Projeto Observando os Rios), além de apresentações culturais.

“Estão sendo dias de muito conhecimento e aprendizado para todos”, destaca o professor.

A Feira conta, ainda, com a participação de representantes das superintendências federais da Pesca e Aquicultura de Alagoas e Sergipe, CODEVASF, SENAR, Comitê da Bacia Hidrografia do São Francisco, Marinha do Brasil, colônias de pescadores, Projeto Meros do Brasil, IFAL e da Reserva Extrativista Marinha Lagoa de Jequiá (Resex).

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil @fepesqui_bsf.