Maceió, AL

30°C
Clear sky

Sicredi figura entre os 20 melhores bancos certificado por Rating ESG

Com “Risco Baixo”, cooperativa financeira está entre os 20 melhores do ranking de Bancos Diversificados do mundo
Gestão de risco da instituição também foi bem avaliada pelo monitoramento de riscos sociais e ambientais (foto: divulgação)

O Sicredi foi considerado uma empresa com “Risco Baixo” de sofrer impactos financeiros oriundos de fatores ESG (meio ambiente, social e governança, em português). O reconhecimento veio através da avaliação da Morningstar Sustainalytics, que deu nota 15,9 à instituição financeira cooperativa.

Com a chancela, o Sicredi figura entre os 20 melhores “Bancos Diversificados” – dos 400 avaliados globalmente pela classificadora de risco ESG, em outubro de 2022.

PUBLICIDADE


Entre as questões avaliadas, destaca-se o desempenho positivo do Sicredi na categoria Governança Corporativa, por seus indicadores de governança ESG, políticas de sustentabilidade e transparência fiscal, assim como por ser signatário do Pacto Global da ONU.

A gestão de risco da instituição também foi bem avaliada pelo monitoramento de riscos sociais e ambientais, pela segurança e privacidade de dados, e pela utilização do padrão GRI na construção do seu Relatório de Sustentabilidade, proporcionando transparência na prestação de contas aos investidores e ao público em geral.

Além disso, as questões ESG da empresa são supervisionadas pelo conselho de administração, o que sugere integração com seu plano de negócio.

“Estamos muito satisfeitos com esse resultado. Pelo nosso modelo de atuação cooperativo, a temática ESG é algo que perpassa naturalmente nossas iniciativas e se apresenta de forma transversal na nossa estratégia. Atuamos todos os dias focados na construção de uma sociedade mais próspera e, nesse sentido, almejamos inspirar nossos associados a pensarem seus negócios e investimentos de forma cada vez mais sustentável”, diz Alexandre Barbosa, diretor executivo de Administração do Sicredi.

Padrões internacionais

Com uso de metodologia própria, baseada em padrões internacionais, a Morningstar Sustainalytics avaliou os fatores com maior probabilidade de impacto nas companhias, no meio ambiente ou nas operações da própria empresa – chamados de Material ESG Issues – nas dimensões de exposição, gestão e risco não gerenciado.

Foram eles: Acesso aos Serviços Básicos, Contábil e Fiscal, Práticas Anticompetitivas, Suborno e Corrupção, Ética de Negócios, Impacto de Carbono dos Produtos, Privacidade e Segurança de Dados, Impacto Ambiental dos Produtos, Relações Trabalhistas, Lobby e Políticas Públicas, Práticas de Marketing, Qualidade e Segurança, Sanções, Impacto Social dos Produtos e Sociedade – Direitos Humanos.

O rating de risco ESG da Morningstar Sustainalytics é absoluto, ou seja, comparável entre empresas de diferentes setores da economia e é classificado entre Irrelevante (melhor classificação) e Severo (pior).

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Possui mais de 2.400 agências e está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.