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Pesquisa sobre Educação Infantil em Penedo é premiada em Portugal

Trabalho é fruto do doutorado em Educação da pedagoga Jeane Amaral, egressa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Jeane Amaral sobre o prêmio: "Representa o reconhecimento de muita dedicação e parceria entre os pesquisadores do PPGE da Ufal e a Universidade de Évora que uniram esforços no sentido de promover troca de saberes em um projeto intercultural" (foto: Ascom Ufal)

A pedagoga Jeane Amaral, egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recebeu, em Lisboa, Portugal, o Prêmio Ana Maria Vieira Almeida. O reconhecimento coloca em destaque internacional a instituição alagoana na área de Educação Infantil.

A premiação foi na categoria relacionada à Inovação Pedagógica, com o trabalho intitulado A Criança, a Cidade e o Patrimônio no âmbito da Educação InfantilIdentidade Cultural, Pertencimento e Participação, fruto de sua tese de doutorado concluído em 2020, sob a orientação da professora Lenira Haddad, da Ufal, e co-orientação de Maria Assunção Folque, da Universidade de Évora, instituição portuguesa.

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O Prêmio Maria Vieira de Almeida, com primeira edição realizada este ano, é instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida e tem apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, ambas situadas em Lisboa.

A iniciativa tem como finalidade dar visibilidade a trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal.

A solenidade de premiação ocorreu no dia 3 deste mês na Fundação Calouste Gulbenkan. Na oportunidade, Jeane Amaral estava acompanhada das professoras Lenira Haddad e Assunção Folque.

Jeane Amaral destaca que a pesquisa qualitativa se deu por meio de uma aproximação nos campos do estudo contemplando as cidades históricas de Penedo, em Alagoas (Brasil) e Évora (Portugal).

A pesquisa de campo ocorreu entre os anos de 2018 e 2019, junto a dois grupos de crianças entre 3 e 6 anos e suas respectivas educadoras nas citadas cidades. Penedo e Évora são tombadas, respectivamente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O estudo desenvolvido por Jeane, durante o doutorado no PPGE da Ufal, buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem uma proposta que relaciona Criança, Cidade e Patrimônio no âmbito da Educação Infantil.

“A partir das vivências narradas e analisadas, deve-se a compreensão de que habitar a cidade por meio de experiências ricas de participação e ocupação contribuem para a significação e ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças. E, consequentemente, a ampliação da sua identidade cultural e pertencimento”, frisa a pesquisadora, que concluiu o doutorado em 2020.

Inovação Pedagógica  

Jeane acrescenta que a premiação se deu por duas categorias, ambas relacionadas à Inovação Pedagógica. Uma na Educação para Infância que no Brasil é denominada de Educação Infantil e a outra para a Educação primária (como eles ainda chamam em Portugal) mas que aqui no Brasil é denominada de Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano.

Ainda sobre a premiação, ela destaca a positividade da conexão entre as duas instituições envolvidas.

“Representa o reconhecimento de muita dedicação e parceria entre os pesquisadores do PPGE da Ufal e a Universidade de Évora que uniram esforços no sentido de promover troca de saberes em um projeto intercultural”.

A pesquisadora reforça que o trabalho possui caráter inovador por associar a relação entre patrimônio e a educação infantil em duas cidades histórias em países diferentes: Portugal e Brasil.

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