Quando os primeiros vídeos da pequena Alice começaram a circular, no início de 2021, logo a designer alagoana Natália Belém, 27 anos, se encantou com a bebê que impressionou a internet falando palavras enormes e difíceis. “Eu amo crianças, então naquele tempo que viralizou o primeiro vídeo dela falando as palavras difíceis, já me encantei”, recorda.
Cerca de um ano e meio depois, uma ilustração minimalista feita por Natália Belém, intitulada “Papais da Alice”, estamparia o quarto do casal Morgana e Schiller, que mora em Londres e coleciona 4M de seguidores com os posts da bebê prodígio no perfil @morganasecco.
O presente foi entregue este ano, após Morgana entrar em contato com a designer alagoana.
“Acompanhando os stories da Morgana em 2021, vi que em um, ela comentou que ela e o Schiller quase não recebiam presentes, lembrancinhas só pra eles. Então, pensei em fazer uma ilustração do casal, mas não deixando a Alice de lado, acrescentei o nome dela”, recorda Natália Belém.
Ao postar a ilustração, Morgana a compartilhou ainda em 2021. “E então, esse ano, ela entrou em contato perguntando se eu poderia enviar a ilustração para que ela pudesse produzir o quadro. Quase não acreditei. Fiquei super feliz por ela ter lembrado de uma ilustração que fiz ano passado! Sou muito grata a ela”, acrescenta.
Natália Belém é formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente, trabalha como freelance no campo de criação publicitária, desenvolve textos e ilustrações minimalistas e retratos pictóricos para seu perfil no instagram: @operceber.
Já ilustrou diversas personalidades, a exemplo do cantor de rua italiano Francesco Alessandrini e dos personagens da série turca Alparslan: Büyük Selçuklu. Atualmente está entre os finalistas de um concurso. Os vencedores vão estampar a Coleção de Sacolas Ecológicas do Artistas do Brasil by CáPraLá 2023.
“Sou adepta a que tudo que você fizer, faça com amor, carinho e seja por inteira. Pode demorar, pode passar, meses, anos, mas nada vai ficar do mesmo jeito se você põe as mãos à obra. Parece clichê, mas é a verdade: acredite em si mesmo e seja gentil por onde passar”, afirma.
Alagoas Notícia Boa (ALNB): O que ensina a pequena Alice aos adultos?
Natália Belém: A Alice nos ensina a importância do aprender e do “prestar atenção”. Tudo é novidade e divertido. Ela é determinada, criativa e carinhosa. Vive no agora, acho que está faltando isso nos adultos.
ALNB: Sobre o teu trabalho, como o define?
Natália Belém: Como estamos falando em criança, vou dizer como eu costumo falar… Às vezes, posto e digo que estou brincando, hahaha. Eu amo esse mundo de criar, que é muito sério e de uma responsabilidade grande, já que, pra mim, isso é comunicação e é um dos pontos primordiais na sociedade.
ALNB: O que te inspira?
Natália Belém: Uma das principais (inspirações) é que gosto de surpreender as pessoas e que elas se percebam na arte, que não seja algo distante da vida delas. ‘Eu posso ser uma obra de arte’!
ALNB: Você está participando de um concurso, certo? Então me fale mais sobre a disputa e de suas expectativas?
Natália Belém: Sim, sim! Está sendo uma surpresa boa pra mim. Eu me inscrevi sem muita pretensão. Acredito que depois de quase dois meses, recebi uma notificação de que minha ilustração tinha sido selecionada entre 4 mil artes! Essa semana teve a votação ao público e, mais uma vez, passei de fase. Caso, seja uma das nove escolhidas, a ilustração “Dolphins can fly” vai ser estampada em ecobags por todo o Brasil.
ALNB: Como está o mercado de ilustrações e quais seus projetos e perspectivas?
Natália Belém: A gente não imagina, mas o mercado de ilustração é muito amplo, diversos campos, estilos e pra todos os gostos. Quem tem um conceito forte, uma mensagem a ser passada ao mundo é ‘absorvido’ pelo mercado. Espero continuar estudando, me aperfeiçoando e conhecendo novas inspirações. Ah, e você ainda tem a possibilidade do internacional, não trabalhar somente no campo brasileiro, que essa é uma das minhas pretensões também!