Maceió, AL

30°C
Clear sky

O Agente Secreto ganha melhor direção e melhor ator em Cannes

Prêmios foram para o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho e para o ator Wagner Moura
Filme recebeu duas premiações na 78ª edição do Festival de Cannes, na França (foto: Victor Jucá/Divulgação)

O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. O ator Wagner Moura, protagonista da película, também foi premiado como melhor ator.

O filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes, mas, quem levou foi o longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.

PUBLICIDADE


Agente Secreto teve sua estreia mundial no festival, no dia 18 de maio, quando foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos.

Em uma rede social, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou Kléber Mendonça e Wgner Moura, pela premiação.

“Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! Parabéns a Wagner Moura, Melhor Ator, e a Kleber Mendonça Filho, Melhor Diretor, pelo reconhecimento no maior festival de cinema do mundo! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo”, escreveu a ministra na rede social X.

Kleber Mendonça Filho também foi diretor de filmes aclamados como Aquarius (2016), que teve sua primeira exibição mundial em 2016 em Cannes, e Bacurau (2019). Ambos concorreram à Palma de Ouro.

Já Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. A película ficou em primeiro lugar, empatando com a produção francesa Les Misérables, de Ladj Ly.

Lula parabeniza

O presidente Lula comemorou os prêmios de melhor direção e melhor ator para O Agente Secreto. O presidente da República parabenizou Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura pelas conquistas.

“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura”, escreveu o presidente, que disse ainda que as duas premiações mostram que o cinema brasileiro “não deve nada a ninguém”.

Fonte: Agência Brasil

PUBLICIDADE