Maceió, AL

30°C
Clear sky

Missão Sebrae: Pilar vai ao Fórum de Investidores na Europa

Única cidade de Alagoas a participar da viagem técnica, Pilar se destacou entre quase 200 municípios pelo modelo de gestão
Pilar foi premiado pelo Sebrae Nacional, este ano, como a principal cidade empreendedora no Nordeste; prefeito Renato Filho recebeu o prêmio (foto: Ascom Pilar)

Pilar integra, a partir deste domingo (13), a missão do Sebrae nacional à Europa para apresentar as práticas de sucesso e conhecer projetos inovadores. O município foi premiado pela instituição, este ano, como a principal cidade empreendedora no Nordeste.

Único município de Alagoas a participar da viagem técnica, Pilar se destacou entre quase 200 cidades pelo modelo de gestão que investe em infraestrutura, mas prioriza as pessoas para garantir saúde de qualidade, educação de excelência e combate à pobreza.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Durante dez dias, o prefeito Renato Filho participará de uma agenda extensa na Espanha e em Portugal, onde conhecerá experiências exitosas de apoio aos pequenos negócios, terá encontros com investidores estrangeiros, especialistas, entidades e empresas, além de apresentar as políticas de desenvolvimento local de Pilar, que foram reconhecidas pelo Sebrae com o Prêmio Prefeito Empreendedor em junho deste ano.

Barcelona

Durante a missão, a delegação vai conhecer instituições como a United Cities and Local Governments (UCLG), maior organização do mundo para governos locais, regionais e metropolitanos.

Em Barcelona, por exemplo, o prefeito de Pilar também participará do Smart City Expo World Congress, o mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, e fará visitas técnicas à Agência de Desenvolvimento Econômico da cidade (Barcelona Activa), e a um dos maiores hubs de inovação da Espanha, o Barcelona Centre de Disseny.

Na prefeitura da principal cidade turística da Espanha, o grupo vai conhecer iniciativas voltadas à mobilidade urbana e ao meio ambiente, por exemplo. Em Portugal, a programação engloba três cidades – Lisboa, Coimbra e Cascais – e inclui a participação no Fórum de Infraestrutura do FIBE (Fórum Brasil Europa) e encontros com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e com o embaixador Raimundo Carreiro, entre outras agendas.

“Este encontro será uma grande oportunidade de mostrar para o mundo todo o potencial de Pilar, além de replicar o que vem sendo feito de melhor no Velho Continente. Nossa cidade sempre recebeu royalties de petróleo e gás natural, mas faltava uma gestão capaz de transformar verdadeiramente a vida das pessoas. Foi preciso pensar fora da caixa, fomentando o empreendedorismo para melhorar o ambiente de negócios”, recorda Renato Filho.

O prefeito destaca uma iniciativa, em especial.

“Já emprestamos mais de R$ 2 milhões por meio do Banco do Povo, com a prefeitura comprando produtos da agricultura familiar para abastecer as escolas municipais, garantir uma merenda de qualidade e manter o trabalhador rural no campo. Hoje, moradores de Maceió já começam a migrar para o nosso município, todos em busca das melhorias que conseguimos proporcionar em pouco mais de seis anos”, destaca o prefeito.

A gestão do Pilar, segundo o Tesouro Nacional, tem a máxima capacidade de pagamento (nota A), tendo investido quase R$ 50 milhões em 2021 – ou 18,33% da receita corrente líquida, superando em quatro vezes a média nacional.

No período da viagem, em razão da licença do prefeito, a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues irá assumir o comando do Município.

Prêmio nacional 

Em junho deste ano, Pilar venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o projeto “Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora”, que disputou com outros 199 projetos de quase duzentos municípios brasileiros.

O prêmio reconhece, desde 2001, os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE