Maceió, AL

30°C
Clear sky

Jornalista alagoana vai cobrir a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Convocada pela Ronaldo TV, Jay Oliveira será a 1ª profissional do estado a fazer a cobertura presencial do Mundial
Jay Oliveira, ao lado da treinadora da Seleção Brasileira, Pia Sundhage; a jornalista é a criadora da revista Rozzeira (foto: cortesia)

A jornalista alagoana Jay Oliveira foi convocada pela Ronaldo TV para cobrir a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, na Austrália. Será a primeira vez que uma profissional do estado fará a cobertura do mundial de forma presencial.

Natural de Arapiraca, Jay Oliveira foi selecionada pela plataforma on-line do renomado ex-jogador de futebol “Ronaldo Fenômeno”. Ela agora integra a equipe que ficará responsável pela cobertura, e embarca à Austrália no próximo dia 21.

PUBLICIDADE


“O convite para ser uma das criadoras de conteúdo da Ronaldo TV na Copa é a confirmação de que o meu trabalho impactou o mercado no último ano. Eu recebi o convite como o reconhecimento da minha jornada com o futebol feminino até aqui”, disse a jornalista ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

A Copa começa no próximo dia 20 de julho. O Brasil e outras 31 seleções disputam o Mundial, que terá jogos realizados em dois países: Austrália e Nova Zelândia.


Criadora da revista Rozzeira, que aborda em suas publicações o cenário esportivo feminino brasileiro, a jornalista falou sobre as suas expectativas quanto à participação da Seleção Brasileira na Copa.

“Nos últimos quatro anos, a Seleção Brasileira evoluiu muito tecnicamente e taticamente. Conseguimos ver essa evolução na finalíssima, que aconteceu em abril deste ano na Inglaterra, onde o Brasil disputou a taça contra a dona da casa, que é a melhor seleção da Europa atualmente. Então, acredito que podemos chegar longe. A grande vantagem é passar em primeiro na fase de grupos, para não encarar uma das potências, como a Alemanha nas oitavas de final, e depois disso, tudo pode acontecer”, avalia.

“É a minha primeira Copa do Mundo e a última da Marta. Será um privilégio vê-la jogar uma Copa do Mundo na Austrália. Eu sempre tive orgulho de ser conterrânea da Rainha. Ela furou a bolha geográfica e essa é a minha meta de vida, além da racial, claro”, afirma Jay.

Cobertura especial

De acordo com Fábio Turini, diretor da Ronaldo TV, o canal do Ronaldo Fenômeno promete fazer uma cobertura especial para o mundial.

“A Copa do Mundo feminina é a nossa maior cobertura. Junto com o Fenômeno montamos uma seleção de peso para colaborar na cobertura e a Jay é uma das criadoras de conteúdo mais relevantes e pioneiras do futebol feminino, uma voz que com certeza não poderia ficar de fora e que nos deixou muito felizes quando aceitou o convite para participar desse projeto tão especial”.

Além de seu talento jornalístico, Jay conta com o suporte da Rozzeira e da agência de atletas TB Sports (conhecida por representar a skatista prodígio Rayssa Leal), que estará com ela durante o mundial, fortalecendo ainda mais os laços entre esporte e jornalismo.

A parceria ganhou força após Jay Oliveira protagonizar um manifesto impactante em suas redes sociais, que alcançou mais de um milhão de visualizações.

O vídeo, disponível no Instagram, contou com a narração de jovens atletas, incluindo a própria Rayssa Leal. Para ela, a parceria exemplifica a importância de unir forças em prol do esporte e da visibilidade das mulheres no jornalismo esportivo.


Levando o nome de Alagoas para o mundial e inserindo o seu nome no mapa do jornalismo esportivo feminino, Jay deseja que mais mulheres alagoanas possam estar em outros mundiais e competições.

“Hoje, estar indo cobrir a maior copa do mundo feminina da história me coloca na prateleira das exceções, mas o objetivo é abrir caminhos para que mais mulheres alagoanas possam ocupar esse espaço na comunicação, assim como a Marta fez como jogadora de futebol.”

A participação da jornalista alagoana durante o mundial pode ser acompanhada pelos canais oficiais da Ronaldo TV no Instagram e no Youtube.

Com texto de Matheus Xavier