A professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Natallya Levino, e a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, vão participar da Brazil Conference 2025, principal evento realizado por estudantes brasileiros nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 13 de abril.
Os trabalhos desenvolvidos por Natallya Levino e Maria Silva foram reconhecidos pela universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos, como vencedores do programa Servindo o Brasil.
A iniciativa tem como missão valorizar servidores públicos que fazem a diferença no bem-estar da sociedade e promovem soluções inovadoras para os desafios do país.
Doutora em Engenharia de Produção, Natallya Levino foi reconhecida pelo seu trabalho de pesquisa e extensão sobre o maior desastre socioambiental em área urbana em curso no mundo, ocorrido em Maceió desde 2018.
Coordenando projetos que analisam os impactos econômicos, sociais e ambientais do colapso do solo causado pela mineração da Braskem, Natallya tem contribuído significativamente para o entendimento e divulgação do tema, por meio de artigos, livros, uma cartilha educativa e o canal “Relatos de uma tragédia” no YouTube.
“É uma grande honra representar a pesquisa e o trabalho que temos desenvolvido na Ufal, especialmente em temas tão importantes para a sociedade. A seleção para esse programa é um reconhecimento da nossa dedicação à solução de problemas reais que afetam a população, e, ao mesmo tempo, uma oportunidade única de trocar experiências com outros líderes que buscam transformar a realidade brasileira”, afirmou a professora.
Já Maria Silva foi reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos de grupos historicamente marginalizados, como indígenas, quilombolas, mulheres rurais e a população LGBTQIAPN+.
“Estou muito feliz com esta aprovação e reconhecimento. Estar entre os quatro servidores de todo o Brasil selecionados para um evento tão importante mostra o quanto o nosso trabalho no Governo de Alagoas em defesa das mulheres, das pessoas em situação de vulnerabilidade e dos direitos humanos está sendo reconhecido a nível nacional e internacional”, declarou Maria Silva.
A trajetória dela inclui a criação da Delegacia da Mulher 24h, a construção da Casa da Mulher Brasileira e a ampliação de políticas públicas para proteção de populações vulneráveis. Em 2024, ela representou o Brasil na ONU e foi premiada por sua contribuição para a igualdade e justiça social.
Sobre a Brazil Conference
A Brazil Conference é a principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, destacando-se como um catalisador de ideias e transformações para o Brasil, buscando criar um espaço global de discussão sobre o futuro do país e seu papel no cenário internacional.
O encontro, realizado nas universidades de Harvard e MIT, reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura.
A conferência é desenvolvida e mantida por mais de 100 estudantes voluntários de Harvard, MIT e outras instituições acadêmicas ao redor dos Estados Unidos e conta com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais, que vão discutir as principais questões enfrentadas pelo país.
Serviço:
Quando: 12 e 13 de abril de 2025 (sábado e domingo)
Onde: Harvard e MIT, em Cambridge, nos Estados Unidos ou online
Para informações, acesse o site https://www.brazilconference.org/